+Noticias
Vereadores de Eunápolis condenam decreto que corta salário de professores e suspende temporários
Publicado
2 anos atrásno
Por
Vagner MenesesVereadores da câmara municipal em Eunápolis condenaram os efeitos do decreto 9028/2020, de autoria do prefeito Robério, publicado em 04 de maio, que retira benefícios adicionais aos salários dos professores e suspende os contratos temporários na secretaria de Educação. A prefeitura alega que as atividades escolares estão paralisadas há mais de 30 dias, devido ao isolamento social para enfrentar o Novo Coronavírus.
Jorge Maécio usou a tribuna e disse que “todos os vereadores reconhecem o isolamento social como fundamental para preservar a vida de milhares de pessoas”, mas disse que “também é preciso garantir que os trabalhadores encontrem uma forma de se preservarem da doença e de sobreviver a este momento difícil”. Afirmou o parlamentar. “Não se combate uma crise gerando outra crise.”.
Declarou ainda que todos os vereadores foram pegos de surpresa com a atitude irresponsável do prefeito Robério Oliveira. “O que mais pesou foi a retroatividade das medidas, além do agravante de que essas pessoas estão com os CPFs vinculadas aos contratos e não poderão sequer tentar outro tipo de socorro junto ao governo federal”. Avisou.
AÇÃO POPULAR
O vereador Jota Batista, que no início desta semana ajuizou uma ação popular alegando a inconstitucionalidade do decreto, que segundo ele, “reduz salários dos professores”, registrou, nos anais da Casa, uma série de ações de protesto dos professores, durante esta semana, e ainda considerou que ao assinar o decreto 9029/2020 “o prefeito exorbitou das funções do executivo e ao mesmo tempo usurpou funções do legislativo, ferindo o artigo 49 da Constituição Federal.”
“Não houve corte de repasse do Fundeb e nem redução da receita federal para a educação, por isso os servidores que entraram no serviço público precisam ter seus direitos preservados”.
Do mesmo modo, Jurandir Leite afirmou que o município recebeu, em abril, mais de R$ 6 milhões do Fundeb e mais R$ 11 milhões para combater o Covid-19. “Se o município não tivesse dinheiro eu estaria aqui para defendê-lo”. Garantiu.
SEM DIÁLOGO
Ao usar a tribuna o vereador Ramos Filho considerou o decreto 9028/2020 “uma imbecilidade”. Lembrou que se o prefeito fechou o comércio é porque entende que existe uma pandemia e, neste momento, a mão firme que pode ajudar a todos é o estado, por meio dos seus antes da federação como União, Estado e Municípios. Enfatizou que o município recebeu normalmente os recursos federais do Fundeb.
Presidente da comissão de Saúde
Por fim o presidente da Comissão de Saúde, Arthur Dapé também se pronunciou contra o decreto e pediu ao presidente da Casa para fazer parte da comissão do legislativo que vai fiscalizar todas as ações de combate ao COVID-19 em Eunápolis. E ainda denunciou que a alimentação escolar não está sendo entregue aos pais, em Eunápolis. “O dinheiro veio do mesmo jeito e eu quero saber para onde está indo esse dinheiro?”. Indagou na tribuna.
O prefeito Robério Oliveira, perdeu completamente o controle do seu mandato, até seus vereadores estão repudiando suas atitudes irresponsável.
Fonte: Queagito.com / por Ascom/Câmara de Eunápolis – Fotos: Milton Guerreiro
PUBLICIDADE

Saúde promove dia de intensificação de vacinas contra pólio, Covid e multivacinação neste sábado

Gestão municipal se reúne com professores para pedir pelo fim da greve que ultrapassa 120 dias

Vereadores rejeitam indicação que pede regulamentação do transporte por aplicativo em Eunápolis

Prefeitura realiza manutenção de estradas vicinais e 14 ruas em Vera Cruz

Simone e Simaria terminam dupla e vão seguir em carreira solo

Prefeita Cordélia Torres visita obras de infraestrutura urbana em Eunápolis

Alemão do Forró e Relber & Allan animam a 2ª noite da Cavalgada de Naque 2022

Fernandinho abre a Cavalgada de Naque 2022 com grande show gospel

Felipe Araújo contagia público na 3ª Noite da Cavalgada de Naque 2022

Di Paullo e Paulino encerra com chave de ouro a Cavalgada de Naque 2022

Sucesso absoluto a 2ª edição o “Desafio 10×52” em Eunápolis

Reinauguração do Hot contou show de André Lima e Rafael

Bolsonaro é chamado de ‘tchutchuca do centrão’ e se envolve em confusão no Alvorada; veja vídeo

Gerson Rufino celebra 1 milhão de inscritos no YouTube

FÉ E DEVOÇÃO – Fiéis católicos celebram Padroeira Nossa Senhora d’Ajuda

Celso Portiolli revela desejo de ser batizado no Rio Jordão

Cris Lima lança com exclusividade música em parceria com Márcio Victor, do Psirico em evento em Salvador

Músicos de Alcymar Monteiro pedem demissão após vídeo com bronca em show viralizar; ‘Quem tem que aparecer sou eu’, disse cantor
PUBLICIDADE
