Ligue-se a nós

+Noticias

Romaria de Nossa Senhora dAjuda passa a ser Patrimônio Cultural Imaterial de Eunápolis

Publicado

no

Romaria de Nossa Senhora dAjuda passa a ser Patrimônio Cultural Imaterial de Eunápolis 33

Projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores durante sessão extraordinária nesta sexta-feira, 10

A Romaria de Nossa Senhora d’Ajuda, saindo de Eunápolis para a vizinha cidade de Porto Seguro, transformou-se em um marco de fé e envolvimento comunitário na região. Por isso, a Câmara Municipal de Eunápolis acaba de aprovar, em segunda votação ocorrida durante sessão extraordinária desta sexta-feira (10/12), projeto de lei que torna romaria um patrimônio cultural, na categoria de Bem Cultural de Natureza Imaterial. O projeto segue agora para sanção da prefeita Cordélia Torres (DEM).

Romaria de Nossa Senhora dAjuda passa a ser Patrimônio Cultural Imaterial de Eunápolis 34

Um dossiê contendo obras, vídeos, documentários, fotografias e clipagens de publicações da imprensa sobre a celebração foi disponibilizado à instituição pela mãos do religioso Francisco Pereira Saraiva, que a convite da Mesa Diretora falou no espaço da Tribuna Livre da Casa onde reforçou a importância da Romaria de Nossa Senhora d’Ajuda.

Romaria de Nossa Senhora dAjuda passa a ser Patrimônio Cultural Imaterial de Eunápolis 35

Neste aspecto, a celebração, passando pelo território de Eunápolis, criada em tempos imemoriais já que a peregrinação ao santuário data de 470 anos, tornou-se símbolo não apenas de fé, mas também de persistência, de mobilização e de valor histórico, tradicional e social, merecendo um status de reconhecimento público à altura das grandes celebrações bem como a garantia de sua proteção.

Romaria de Nossa Senhora dAjuda passa a ser Patrimônio Cultural Imaterial de Eunápolis 36

A ideia de transformar a Romaria de Nossa Senhora d’Ajuda em patrimônio imaterial, começou a ser potencializada neste ano. Para o presidente do Legislativo eunapolitano, Jorge Maécio (PP) “a fé que a população demonstra há mais de quatro séculos confirma que a romaria merece uma proteção especial, sendo elevada à condição de patrimônio”.

Já o padre Francisco Saraiva, que é membro do Conselho de Cultura de Porto Seguro, lembra que o município de Porto Seguro confere o caráter de feriado municipal ao dia 15 de agosto. “Anualmente, nessa data os romeiros expressam oficialmente sua devoção à santa. Milhares de eunapolitanos caminham quase 70 quilômetros rumo a igreja em Porto Seguro, para agradecer ou fazer pedidos”.

Romaria de Nossa Senhora dAjuda passa a ser Patrimônio Cultural Imaterial de Eunápolis 37

“Com a votação a Romaria de Nossa Senhora d’Ajuda torna-se um bem de natureza imaterial. Ela virou símbolo não apenas de fé, mas também de persistência, de mobilização e de valor histórico, tradicional e social. Precisamos garantir a sua proteção”, defende o presidente da Câmara Municipal de Eunápolis.

TRADIÇÃO PORTUGUESA

Romaria de Nossa Senhora dAjuda passa a ser Patrimônio Cultural Imaterial de Eunápolis 38

Segundo o folclorista Câmara Cascudo, foram os portugueses que trouxeram a tradição das romarias para o Brasil, pois não consta que os índios tivessem pontos de convergência religiosos. Além disso, só os africanos convertidos ao islamismo conheceram a romaria e não foram estes os que aqui chegaram como escravos.

Por Ascom/CME – Fotos: Dilvulgação

Anúncio

Publicidade

Previsão do Tempo

Todos os direitos reservados © 2009-2021 - Que Agito. CNPJ:12.054.600/0001-11
Site desenvolvido por Júnior Tavares