Economia
Senado aprova PEC para promover competitividade dos biocombustíveis
Publicado
2 meses atrásno
Por
Vagner Meneses
São Paulo – Posto de gasolina em Pinheiros.
Proposta segue para análise da Câmara
O Senado aprovou hoje (14), em dois turnos, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que promover a competitividade dos biocombustíveis, como etanol, em relação aos concorrentes fósseis, como a gasolina. A matéria segue para análise da Câmara.
A proposta, de autoria do senador Fernando Bezerra (MDB-PE), tem o objetivo de manter uma vantagem fiscal e uma tributação menor aos biocombustíveis por um período de pelo menos 20 anos. A regra inclui os seguintes impostos: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) paga pela empresa sobre receita ou faturamento e pelo importador de bens ou serviços do exterior; Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
“A estrutura tributária deve preservar a competividade entre o biocombustível e o seu concorrente fóssil, evitando desestímulos ao produto limpo, renovável e produzido domesticamente, gerando renda e empregos, em detrimento do consumo de derivado de petróleo importado com maior impacto sobre o clima e o meio ambiente”, justificou Bezerra.
De acordo com autor da proposta, a aplicação de carga tributária diferenciada entre fontes limpas e combustíveis fósseis é adotada em dezenas de países como forma de internalizar ao sistema de preços as externalidades não capturadas de forma autônoma pelo mercado.
ICMS
A matéria foi aprovada um dia após senadores concluírem a votação do projeto que estabelece um teto de 17% para a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre itens combustíveis, gás natural e energia elétrica. Por ter sido modificada pelos senadores, a matéria volta para análise da Câmara dos Deputados e pode ser votada nesta terça-feira (14).
“Diante da presença de propostas para a alteração da carga tributária aplicada aos combustíveis no Brasil, esta iniciativa oferece segurança jurídica necessária à consolidação e ampliação dos investimentos, pois evita que tais alterações promovam distorções não desejadas na dinâmica de mercado, beneficiando um setor em detrimento do outro”, argumentou Bezerra.
O texto também prevê a compensação da União às perdas de receita dos estados. O objetivo do projeto é provocar a redução no valor dos combustíveis na bomba, aliviando o gasto do consumidor com gasolina, que supera os R$ 7, por litro, no país, e com o diesel, beneficiando também caminhoneiros e transportadores. O PLP também busca reduzir o valor do gás de cozinha e da conta de luz.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
PUBLICIDADE

Léo Santana desembarca nos Estados Unidos para shows em setembro

Porto Seguro fortalece ações de combate à dengue

Cris Lima lança com exclusividade música em parceria com Márcio Victor, do Psirico em evento em Salvador

Planejamento familiar: Saúde avança na oferta de DIU e outros contraceptivos em Eunápolis

Cheiro de Amor anima Festa de São Lourenço em Riachão das Neves

ENCONTRO DA JUVENTUDE COM JÂNIO NATAL

Fernandinho abre a Cavalgada de Naque 2022 com grande show gospel

Alemão do Forró e Relber & Allan animam a 2ª noite da Cavalgada de Naque 2022

Sinho Ferrary encerra com chave de ouro a Festa do Carmo 2022 em Belmonte

Animação pura na primeira noite da Festa do Carmo 2022 em Belmonte

Felipe Araújo contagia público na 3ª Noite da Cavalgada de Naque 2022

Di Paullo e Paulino encerra com chave de ouro a Cavalgada de Naque 2022

Cris Lima lança com exclusividade música em parceria com Márcio Victor, do Psirico em evento em Salvador

Músicos de Alcymar Monteiro pedem demissão após vídeo com bronca em show viralizar; ‘Quem tem que aparecer sou eu’, disse cantor

365 Dias Finais: último filme da trilogia ganha trailer provocante; veja!

Anitta diz que fica dois dias sem tomar banho: “Cheiro de suor”

Oh Polêmico convida coreano pagodeiro para gravação de clipe: ‘Corean-baiano é brabo’
