Ligue-se a nós

+Noticias

Porto Seguro: Mesmo sem casos positivos de varíola, Prefeitura mantém forte vigilância

Publicado

no

Porto Seguro: Mesmo sem casos positivos de varíola, Prefeitura mantém forte vigilância 18

A Prefeitura de Porto Seguro informa que até o momento não há confirmação de casos positivos de varíola monkeypox no município. Assim mesmo, a Secretaria Municipal de Saúde mantém vigilância máxima em todo o município e as equipes estão preparadas para identificar, orientar e tomar as providências necessárias no caso de ocorrência de qualquer caso da doença. Quem informa é a Superintendente de Vigilância em Saúde, Valéria Carvalho.

Sobre a ocorrência de um caso suspeito em Arraial d´Ajuda, ela acrescenta que trata-se de um paciente jovem, sem histórico de viagem para locais de incidência da doença ou contato com pessoas contaminadas, que é a principal forma de contágio. Assim mesmo, ele está sendo mantido em isolamento enquanto é aguardado o resultado do exame de laboratório ao qual ele foi submetido. “O quadro de saúde do paciente está evoluindo positivamente e a tendência é que seja um caso negativo, sem necessidade de cuidados hospitalares ou internação”, afirma.

Segundo ela, “a varíola monkeypox é uma doença de baixíssima letalidade, e dificilmente exige hospitalização”. Em caso de suspeita, a orientação é procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa. “A Prefeitura está altamente vigilante, o laboratório funcionando a todo vapor e toda a rede de saúde está preparada para receber os pacientes com suspeita. Não há surto da doença em nosso município, nem qualquer motivo para pânico”, enfatiza.

A Superintendente de Vigilância em Saúde informa ainda que os primeiros sintomas da varíola, que é uma doença viral, são semelhantes a uma síndrome gripal, com febre, calafrios, indisposição, além da presença de pústulas, ou bolhas de secreção pelo corpo. Não existe vacina contra a doença, e a forma de prevenir é evitar o contato direto com a secreção e também as aglomerações, já que o contágio pode ser dar também pelo ar. O tratamento é feito à base de medicações para tratamento dos sintomas, quando necessário.

Secretaria Municipal da Saúde
Prefeitura de Porto Seguro

Anúncio

PUBLICIDADE

Próximos Eventos

qua 12
sáb 15

Previsão do Tempo

Todos os direitos reservados © 2009-2022 - Que Agito. CNPJ:12.054.600/0001-11
Site desenvolvido por Júnior Tavares

Share via