Ligue-se a nós

Geral

Eunápolis: Vacinação de idosos acima de 95 anos começa segunda, 8

Publicado

no

Eunápolis: Vacinação de idosos acima de 95 anos começa segunda, 8 18

A Prefeitura de Eunápolis, por meio da secretaria de Saúde, inicia, nesta segunda, 08, a vacinação dos idosos das zonas urbana e rural, com idade a partir de 95 anos. Acamados e domiciliados, a partir dessa faixa etária, também farão parte dessa primeira etapa de imunização dos idosos do município. O atendimento ocorre das 08:30h às 14h, de segunda a sexta-feira.

A medida cobre mais um alvo do grupo populacional específico, priorizando-os, conforme exposição e risco para Covid. A aplicação das doses acontece em duas estratégicas regiões geográficas, ou seja, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado à BR-101, na saída para Itabuna e a Policlínica Regional, situada à Avenida Artulino Ribeiro, S/N, bairro Dinah Borges. Além disso, equipes volantes, se deslocarão até os acamados e domiciliados, a partir da informação das famílias para os agentes comunitários de saúde (ACS) e unidades de saúde. Na zona rural, a própria equipe de Saúde realiza o trabalho nas regiões de Colônia, Iris Lopes, Mundo Novo, Gabiarra e Maravilha.

Para agilizar o atendimento, evitando aglomeração, a secretaria municipal de Saúde solicita que o idoso (ou acompanhante) tenha em mãos cópia do documento de identificação com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

É preciso ter tranquilidade e continuar com todos as medidas de higiene e proteção, distanciamento mínimo de um metro e meio, além do uso constante de máscara. “É possível vencer esse terrível vírus, mas a grande guerra que Eunápolis irá vencer, passa pelas batalhas e conquistas diárias”, afirmou a prefeita Cordélia Torres.

Vale lembrar que a produção e consequente chegada e distribuição das vacinas dependem, respectivamente, da União e Governo da Bahia. Esse quantitativo é informado previamente pela secretaria estadual de Saúde (Sesab), logo a destinação desse lote cumpre ordem de prioridade, com base técnica e minuciosa dos requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde.

Assim, à medida que as doses chegarem, o cronograma prevê a imunização na ordem decrescente de idade, ou seja, pessoas acima de 95 anos, seguidas das de 90 a 94 anos. Depois, é a vez das pessoas de 85 a 89 anos e, na sequência, as de 80 a 84 anos. Adiante, pessoas de 75 a 79 anos. 70 a 74 anos, 65 a 69, e 60 a 64 anos fecham essa programação.

Sucom – Prefeitura de Eunápolis.

 

Anúncio

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Previsão do Tempo