A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) iniciou uma campanha para ampliar a cobertura vacinal contra a brucelose em todo o estado. No primeiro semestre deste ano, foram vacinadas 434.017 bezerras, alcançando 40% do rebanho de 0 a 12 meses de idade.
Com o tema “Vacine contra a Brucelose. A dose é única, a proteção é pra sempre”, a ação busca conscientizar produtores sobre a importância da imunização para a saúde animal, prevenção de prejuízos econômicos e proteção da saúde pública, já que a doença pode ser transmitida para humanos.
A vacinação é obrigatória em fêmeas bovinas e bubalinas entre três e oito meses de idade. Animais vacinados devem ser identificados com marcações específicas. O descumprimento da medida pode bloquear a propriedade para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), impedindo o transporte dos animais.
Segundo a Adab, a brucelose pode causar aborto, infertilidade e queda na produtividade do rebanho. Em humanos, os riscos estão ligados ao consumo de leite cru e ao contato direto com animais ou materiais contaminados.
Fonte: sigaanoticia.com.br/












