Ligue-se a nós

Destaques Regionais

Veracel destaca a importância dos corredores ecológicos para a manutenção da biodiversidade da Mata Atlântica

Publicado

no

Veracel destaca a importância dos corredores ecológicos para a manutenção da biodiversidade da Mata Atlântica 18

Área da Veracel em Eunápolis/BA (Foto: Ricardo Telles)

Restaurando cerca de 400 hectares por ano, a empresa propicia a conexão de diversos fragmentos de mata nativa, favorecendo a circulação de espécies de fauna e flora no bioma.

Eunápolis, 27 de maio de 2021 – No Dia da Mata Atlântica, a Veracel, empresa de celulose localizada no Sul da Bahia e que restaura cerca de 400 hectares ao ano com espécies nativas do bioma, reforça a importância da criação de corredores ecológicos para a circulação da fauna entre os fragmentos de mata nativa. Além disto, a Veracel é parceria de iniciativas que visam a formação de corredores, como o Projeto do Corredor Ecológico entre a RPPN Estação Veracel e o Parque Nacional do Pau Brasil.

“Falamos muito de conservação da biodiversidade e da importância das reservas naturais, contudo, é muito importante lembrarmos também dos corredores ecológicos como uma forma de interligar fragmentos naturais e proporcionar segurança para que a fauna possa circular por entre estas áreas garantindo uma troca genética entre as espécies e mantendo a biodiversidade regional”, destaca Virginia Londe de Camargos, coordenadora de Estratégia Ambiental Integrada da Veracel. “Os corredores são fundamentais para a conservação ambiental, pois conectam fragmentos naturais existentes na região estão importantes para garantir a perpetuidade da diversidade biológica da Mata Atlântica como um todo”, complementa Virginia.

Os corredores ecológicos são porções de ecossistemas que promovem a ligação entre áreas fragmentadas, sendo importantes por garantir o deslocamento de animais e a dispersão de sementes entre essas áreas. Os corredores ecológicos atuam aumentando a capacidade dos organismos de se movimentarem no ambiente e diminuindo o isolamento das populações existentes. A flora também se beneficia, uma vez que a dispersão de muitas sementes é dependente da fauna, seja grudada aos pelos dos animais, ou passando pelo seu trato digestivo, sendo eliminadas pela fezes em outros pontos da mata.

Estas conexões também são importantes para os produtores rurais que vivem em nas proximidades, pois propiciam o equilíbrio ecológico, ajudando na regulação do clima e na manutenção de polinizadores, como abelhas e besouros, que contribuem diretamente nas produções agrícolas existentes.

Os corredores ecológicos e as florestas de eucalipto

Esta mesma relação de apoio acontece para a Veracel em seu trabalho de proteção da biodiversidade da região e em suas atividades para a ampliação desses corredores ecológicos de Mata Atlântica.

A companhia adota o plantio em mosaico, que intercala plantios comerciais com as áreas remanescentes de floresta nativa. Estudos realizados nesses espaços comprovam que os animais utilizam os plantios de eucalipto para circulação, formando corredores temporários ligando um fragmento de mata nativa ao outro. Desta forma, a empresa também realiza corte em mosaico, não deixando extensas áreas sem cobertura de eucalipto em uma mesma região, para que a fauna posso circular por eles.

“Essa forma de manejo é extremante importante para a conservação da biodiversidade e também para a própria produção da companhia, uma vez que a área de mata nativa contribui com agentes naturais para o controle de pragas e doenças que podem acometer as plantações de eucalipto e, por sua vez, as plantações de eucalipto funcionam como corredores para a circulação da vida silvestre da nossa região ” finaliza Virginia.

Sobre a Veracel Celulose

Fundada em 1991, com início da produção de celulose em 2005, a Veracel Celulose é fruto da parceria entre duas empresas grandes no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso, que compartilham o controle acionário da companhia, detendo, cada uma, 50% das ações. Localizada em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em 11 municípios da região. Com uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas, a empresa gera 3.191 empregos próprios e de terceiros.

A Veracel Celulose tem compromisso com as pessoas – colaboradores, parceiros e comunidades. A empresa busca sempre contribuir com a qualidade de vida regional, a partir do apoio e do desenvolvimento de ações culturais, sociais econômicas que beneficiam a região. Além disso, a preocupação com a conservação ambiental faz parte da agenda de sustentabilidade da companhia.

Fonte: Veracel Celulose

Anúncio

Publicidade

Publicidade

Previsão do Tempo