Ligue-se a nós

Noticias destaque

Veracel apoia Diálogo do Uso do Solo na Bahia

Publicado

no

Veracel apoia Diálogo do Uso do Solo na Bahia 18

Etapa de campo foi realizada no sul da Bahia e discutiu soluções, estratégias, prioridades e recomendações para o uso sustentável do solo no contexto da paisagem

Eunápolis, 11 de agosto de 2022 – A Veracel, outros representantes do setor produtivo, organizações da sociedade civil, governos, comunidades, instituições de ensino e pesquisa e povos indígenas participaram do evento Diálogo do Uso do Solo em sua etapa Diálogo de Campo de 8 a 10 de agosto, no corredor ecológico entre o Parque Nacional do Pau Brasil e a Estação Veracel. Com apoio da Veracel e do World Resources Institute (WRI) Brasil, o encontro foi uma realização do Fórum Florestal da Bahia, Diálogo Florestal e The Forests Dialogue.

Esta etapa em campo faz parte da iniciativa internacional Diálogo do Uso do Solo, liderada pelo The Forests Dialogue e, no Brasil, pelo Diálogo Florestal e seus Fóruns Florestais. O propósito do Diálogo de Uso do Solo é reunir conhecimentos e liderar processos que influenciam negócios responsáveis, melhoram a governança de territórios e promovem o desenvolvimento inclusivo em paisagens relevantes. O Diálogo do Uso do Solo (LUD) faz parte da iniciativa internacional Land Use Dialogue, do The Forests Dialogue, desenvolvida em diversos países e envolvendo inúmeras parcerias locais. Esse evento de campo deu sequência a uma etapa anterior chamada Diálogo de Escopo, que foi realizada em 2020.

“Esta etapa do Diálogo do Uso do Solo em campo é muito importante, pois envolve os diversos usos da terra no corredor ecológico entre a RPPN Estação Veracel e o Parque Nacional do Pau Brasil, analisando a paisagem e as melhores alternativas para conservação ambiental, em um verdadeiro planejamento. Isso com certeza irá colaborar para a manutenção dos serviços ecossistêmicos dessas duas unidades de conservação”, afirmou Virginia Londe de Camargos, coordenadora de Estratégia Ambiental e Gestão Integrada da Veracel.

“Este evento nos dá a oportunidade de vivenciar a realidade de quem tem a consciência de que produção e preservação precisam caminhar juntas. O LUD busca encontrar as soluções para que os desafios sejam superados e, mais importante, soluções que sejam desenvolvidas em conjunto e com a participação direta de quem vive os desafios”, explica Victoria Rizo, secretária executiva do Fórum Florestal da Bahia.

Durante o encontro, foram visitadas áreas relevantes na região, principalmente para tentar entender como as organizações que participam podem colaborar para o enfrentamento dos desafios.

A paisagem escolhida para o Diálogo do Uso do Solo na Bahia compreende uma área de 71.205 hectares, que é a Zona de Amortecimento do Parque Nacional do Pau Brasil e, juntamente com a Estação Veracel e seu entorno, abrange uma área de importância-chave para a conectividade de grandes remanescentes florestais de Mata Atlântica nos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, dentre os quais o Parque Nacional do Pau Brasil (19.000 ha), a RPPN Estação Veracel (6.069 ha) e outras RPPNs, além das Áreas de Preservação Permanente e Reservas Legais de propriedades rurais.

Resultados

Na sessão final do Diálogo de Campo, os participantes construíram uma visão compartilhada da paisagem para o horizonte de dez anos, definiram ações prioritárias, mapearam fontes de financiamento e compartilharam ações a serem realizadas para implementação da visão construída.

Sobre a Veracel Celulose       

A Veracel Celulose celebra 31 anos de atuação em 2022. Com a fábrica em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em mais 10 outros municípios da região. Responsável pela produção de 1,1 milhão de toneladas de celulose/ano, 100% da madeira de eucalipto utilizada no processo produtivo é certificada ou controlada em conformidade aos princípios e critérios de padrões normativos internacionais FSC e CERFLOR. Com 50% de participação cada, seus acionistas são duas grandes operadoras no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso.

A Veracel é considerada como uma das melhores empresas para se trabalhar na Bahia, de acordo com o selo Great Place to Work (GPTW). Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro, a Estação Veracel, que recebeu o Certificado de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® – FSC® C017612, emitido no Brasil pela certificadora Imaflora.

Além dos contratos de parceria com produtores locais, totalizando mais de 20 mil hectares, a Veracel possui 3.191 empregos diretos e cerca de 16 mil beneficiados pelas iniciativas de educação, saúde e geração de renda, desenvolvidas nos últimos anos.

Ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida é o nosso propósito!

Fonte: Veracel

Anúncio

PUBLICIDADE

Próximos Eventos

qua 12
sáb 15

Previsão do Tempo

Todos os direitos reservados © 2009-2022 - Que Agito. CNPJ:12.054.600/0001-11
Site desenvolvido por Júnior Tavares

Share via