O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado que elevará de 10% para 15% a tarifa global sobre produtos estrangeiros. A decisão ocorre após a Suprema Corte dos EUA considerar ilegal o mecanismo utilizado por ele para aplicar as taxas.
“Eu, como presidente dos Estados Unidos da América, estarei, com efeito imediato, elevando a Tarifa Mundial de 10% sobre países, muitos dos quais vêm ‘explorando’ os EUA há décadas, sem retaliação (até eu chegar!), para o nível de 15%, totalmente permitido e legalmente testado”, escreveu Trump nas redes sociais.
Horas antes, na sexta-feira, após a decisão da Suprema Corte, o presidente havia anunciado uma tarifa global de 10% sobre produtos importados, como forma de manter sua agenda comercial.
Segundo comunicado da Casa Branca, a taxa anunciada na sexta estava prevista para entrar em vigor em 24 de fevereiro, às 0h01 (horário de Washington). Na publicação deste sábado, Trump não detalhou quando passará a valer o novo percentual de 15%.
Fonte: bahianoticias.com.br












