Ligue-se a nós

Destaques Regionais

SUPERAÇÃO DE DESAFIOS MARCA COMBATE AO INCÊNDIO NA ALDEIA VELHA

Publicado

no

O plano de ação para controlar o incêndio de grandes proporções que assola a Aldeia Velha, no vilarejo de Arraial d’Ajuda, desde dia 4 de março, prioriza, o reconhecimento de outros pontos de acessos através da rodovia estadual para possibilitar a chegada aos locais onde há focos de fogo.

Recursos aéreos são usados a fim de localizar lugares com melhor acessibilidade e registrar os avanços das chamas, bem como, há a utilização de veículos especiais para entrar nos terrenos sem atolar.

Conter o avanço das chamas e restringir o incêndio a uma área limitada, evitando se alastrar pela Mata Atlântica, também compõe o trabalho do Corpo de Bombeiros, Prevfogo/Ibama, Brigada Indígena, Inema e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Cel. Adson Marchesine, está presente na operação. “O sol quente, ventos fortes que ajudam as chamas a se alastrarem e o terreno com muita matéria orgânica prejudica o trânsito das viaturas”, disse, apontando que uma área de 200 hectares já foi atingida.

O vilarejo de Arraial d’Ajuda está sendo tomado por fumaça e, na Aldeia Velha, onde residem 450 famílias indígenas, o cacique, Carleone Pataxó, diz haver relatos de pessoas com problemas respiratórios.

A pasta municipal de Meio Ambiente e a Administração Distrital estão diretamente envolvidas na ação de combate ao incêndio com o fornecimento de logística (equipamentos e transportes), disponibilizando equipe de servidores municipais e o fornecimento de alimentação para os brigadistas, bombeiros militares, equipe municipal e voluntários.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está lutando para evitar que as chamas avancem à Mata Atlântica, sem poupar esforços para controlar a queimada, empenhando toda a estrutura municipal.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Secom – Prefeitura de Porto Seguro

Anúncio

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Previsão do Tempo