Ligue-se a nós

Destaque

Projeto de lei quer comprovação de idade para sites adultos no Brasil

Publicado

no

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

Projeto de lei quer comprovação de idade para sites adultos no Brasil 18

Um projeto de lei atualmente em discussão na Câmara dos Deputados quer obrigar o usuário brasileiro a comprovar que é maior de idade ao tentar acessar um site com conteúdos pornográficos. O autor do PL 3393/20 é o deputado Dagoberto Nogueira (PDT-MS). Segundo ele, a ideia é controlar o acesso a esse tipo de material por crianças e adolescentes, além de combater a exploração sexual infantil.

De acordo com a Agência Câmara de Notícias, o usuário teria que apresentar ao “provedor de aplicações de internet” uma digitalização de um documento de identificação que tenha foto e data de nascimento. Seriam válidos carteira de identidade, carteira de trabalho, passaporte e outros documentos militares ou públicos.

Desse modo, menores de idade ou quem não enviar o documento para comprovação será impedido de acessar as páginas. O projeto não sugere se um sistema unificado será implementado ou cada serviço ou operadora terá uma forma própria de coletar e armazenar os dados.

Tendência

Nogueira ainda cita que essa é uma falha do Marco Civil da Internet, que “não estabelece requisitos de identificação para que as pessoas possam se habilitar para acesso aos provedores de conteúdo” e que simplesmente indicar a data de nascimento em um cadastro é insuficiente.

Projetos parecidos estão em debate ou já foram aprovados em regiões como França e Reino Unido. Apesar de ser uma tendência crescente, o tema ainda gera debates a respeito de privacidade e segurança desse cadastro, uma vez que envolvem dados sensíveis da população e transforma cidadãos em possíveis alvos de golpes e até eventuais constrangimentos e extorsões.

A sugestão legislativa atualmente está na fila de temas das sessões, aguardando o despacho do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O PL pode ser conferido na íntegra no site da Câmara dos Deputados.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/

Anúncio

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Previsão do Tempo

Publicidade