Ligue-se a nós

Noticias Regionais

Prefeitura trabalha pela valorização cultural da comunidade cigana em Porto Seguro

Publicado

no

Prefeitura trabalha pela valorização cultural da comunidade cigana em Porto Seguro 18

Porto Seguro comemora neste 24 de maio o Dia Nacional dos Povos Ciganos, com importantes ações voltadas a essa comunidade que vive no município, por meio da Superintendência de Igualdade Racial a partir da Coordenação de Comunidades e Povos Tradicionais, coordenada pela conhecida e carismática cigana, Dinha.

Atualmente, a população cigana em Porto Seguro conta com 170 pessoas, num total de 75 famílias que escolheram Porto Seguro para viverem, fixando moradia nos bairros Parque Ecológica e Cambolo. Os ciganos de etnia Calon, cidadãos porto-segurenses, não são mais nômades, mas vivem sua cultura com atividades e viagens tradicionais para várias partes do Brasil.

A única escola municipal voltada para o público cigano no Brasil está entre as várias conquistas da gestão de Porto Seguro para essa comunidade. Além disso, a Secretaria Municipal de Assistência Social apoia o desenvolvimento de um projeto para o resgate cultural da dança folclórica cigana.

“Inclusão social, visibilidade na comunidade e a inserção de uma cigana na gestão municipal, bem como, atender ao anseio dessas pessoas em ter uma escola dentro da comunidade, foram as principais realizações em prol do povo cigano em Porto Seguro”, explica o superintendente da Promoção de Igualdade Racial, Vinícius Oliveira, que frisou o empenho do secretário de Assistência Social, João Portela, e do prefeito, Jânio Natal, em estimular a cidadania, dar oportunidade e garantia de direitos a essa comunidade.

Anúncio

Publicidade

Publicidade

Previsão do Tempo

Publicidade