Nesta semana, as Secretarias de Educação e Saúde de Cabrália, desenvolveram, em parceria, ações que visam prevenir e extinguir o mosquito responsável pela transmissão da dengue e outras doenças, o Aedes Aegypti.
A Secretaria de Saúde contou com a colaboração e profissionalismo dos Agentes de Endemias que realizaram ações educativas nas escolas.
Foram realizadas palestras onde ressaltou o ciclo de vida do mosquito, os locais onde estes se desenvolvem, formas de prevenção, sintomas da doença e os métodos para eliminá-los. Esse trabalho foi feito nas escolas municipais Mutary e Jacira Monteiro Benfica.
Os alunos puderam conhecer as fases de desenvolvimento da larva de maneira prática; através do microscópio, eles entenderam como isso acontece rapidamente.
Esta é uma campanha nacional contra o Aedes Aegypti que, mais uma vez teve a causa “abraçada” pela Prefeitura de Santa Cruz Cabrália.
Dengue é uma doença tropical infecciosa que tem como alguns dos sintomas febre, dor de cabeça, dores musculares e articulares etc. A prevenção é a única arma contra a doença. A melhor forma de evitar é não deixar destampados ou virados para cima, objetos que possam acumular água parada assim como: garrafas, baldes, pneus, pratinho de plantas sem areia, caixas d’água destampada, piscinas abandonadas, ralos sem tampas etc.
Segundo o prefeito Agnelo Santos, serão intensificadas as ações, pensando na prevenção com a chegada do verão, “As ações de Educação em Saúde são de extrema importância para a promoção e sensibilização da nossa comunidade para o enfrentamento das doenças causadas pelo Aedes aegypti”.
A dengue pode matar! Previna-se!!
Fonte: Ascom Cabrália