A Prefeitura Municipal de Belmonte, por meio das Secretarias de Turismo, Agricultura, Cultura e Administração, em parceria com o Sebrae, realizou nesta quarta-feira (08), na Filarmônica 15 de Setembro, um importante evento voltado ao fortalecimento do empreendedorismo e do agronegócio local.

A iniciativa reuniu autoridades, empresários, comerciantes, micro e pequenos empreendedores, estudantes e representantes da comunidade, em um ambiente de integração, aprendizado e valorização das potencialidades econômicas e culturais do município.

Conduzido pelo cerimonialista Roberto Lima, o evento contou com uma programação diversificada, iniciando com apresentações culturais da BAMTIB e exposição de produtos da agricultura familiar e do artesanato local, fortalecendo o elo entre cultura, economia criativa e desenvolvimento rural.

Durante a manhã, estudantes da rede municipal participaram de palestras com os analistas do Sebrae/BA, Antônio Robson Araújo e Lucas Mafra, que abordaram temas voltados ao empreendedorismo, inovação e gestão de pequenos negócios.

No turno da tarde, o público acompanhou a palestra “O Empreendedorismo que transforma pessoas, comunidades e negócios”, ministrada pela historiadora e empresária Luciana Balbino, referência nacional no desenvolvimento do turismo de base comunitária e na valorização de iniciativas sustentáveis que geram renda e oportunidades dentro das comunidades.
A abertura oficial contou com a execução dos Hinos Nacional e de Belmonte pela Filarmônica Lyra Popular, que também apresentou um repertório especial em homenagem ao Dia das Crianças, promovendo um momento de emoção e pertencimento.

Estiveram presentes ao evento o Prefeito Iêdo Elias, a Primeira-dama e Juíza Dra. Tarcísia Elias Fonseca, os secretários Josué Melo (Turismo), Alan Gabriel (Cultura), Elissandra Marques (Agricultura), Leonardo Paiva (Administração), além de Pedro Cardoso (Diretor da Veracel), Moisés Sant’Ana (Coordenador do CESOL), a vereadora Evellin Morena, representando o Legislativo, e representantes do Sebrae e do Banco do Nordeste.
Durante seu pronunciamento, o prefeito Iêdo Elias destacou a importância da qualificação profissional como base para o desenvolvimento econômico de Belmonte:
Ver essa foto no Instagram
“Primeiro a gente se qualifica e depois toma empréstimo para saber o que fazer. Patrimônio a gente pode perder se não souber administrar, mas o conhecimento não. Nós estamos avançando, crescendo, temos resort sendo construído, o aeroporto sendo recapeado, mais de 10 loteamentos na região, grandes investimentos previstos e geração de empregos. O que precisamos agora é de qualificação da mão de obra, e, com parcerias como essa com o Sebrae, o Banco do Nordeste e a Veracel, vamos alcançar muito mais, porque Belmonte merece”, destacou.

Também fizeram uso da palavra o Secretário de Turismo, Josué Melo, e representantes do Sebrae e do Banco do Nordeste, que reforçaram o compromisso das instituições com o fortalecimento do empreendedorismo e da economia local.
O encerramento do evento contou com apresentações culturais do Samba de Roda das Marisqueiras, da Filarmônica 15 de Setembro e do Boi Duro, além de uma degustação da culinária típica belmontense, com destaque para o acarajé do Wanderson, ícone da gastronomia local.
A Prefeitura de Belmonte reafirma, com ações como esta, o seu compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável, a valorização da cultura e o incentivo ao empreendedorismo local, fortalecendo o papel do município como referência em inovação e integração entre o poder público e a sociedade civil.
ASCOM/Governo Municipal de Belmonte























