Ligue-se a nós

Noticias destaque

Porto Seguro brilha em evento internacional da língua portuguesa

Publicado

no

Porto Seguro brilha em evento internacional da língua portuguesa 30

Com toda a riqueza da sua cultura e história, Porto Seguro foi um dos destaques do XXXVI Colóquio Internacional de Lusofonia, realizado na cidade de Ponta Delgada – Ilha de São Miguel – no Arquipélago dos Açores, Portugal. A secretária municipal de Educação, Cultura e Patrimônio Histórico, Dilza Reis, foi uma das convidadas como palestrante do evento, que reuniu representantes de países de língua portuguesa de várias partes do mundo. Ela esteve acompanhada do diretor de Cultura, Laércio Silva; do diretor do Cempec (Centro Municipal de Pesquisa em Educação e Cultura), Carleone Filho e do indígena Raoni Pataxó, liderança da Aldeia de Barra Velha.

Porto Seguro brilha em evento internacional da língua portuguesa 31

Durante o evento – que reuniu estudantes, poetas, filósofos, escritores, educadores, historiadores, músicos e autoridades – a comitiva, convidada também a defender a candidatura de Porto Seguro como sede do próximo Colóquio, recebeu a esperada confirmação da boa notícia. O próximo evento será realizado em Porto Seguro, em agosto de 2023. “Foram momentos ricos, de grande relevância, principalmente pela oportunidade de estreitarmos as relações e fortalecermos a relação bilateral entre o Brasil e Portugal, através da Educação. Para a nossa cultura, para o turismo e para a educação foi um impacto, que era necessário para nos unir. Quando se fala em língua materna, nós sabemos que a nossa língua é a nossa pátria”, afirma a secretária.

Porto Seguro brilha em evento internacional da língua portuguesa 32

O roteiro de atividades em Portugal incluiu a participação na abertura do Colóquio, no salão nobre da Câmara Municipal de Ponta Delgada, visitas a escolas e bibliotecas, atividades no Centro Cultural Natália Correia, reuniões de contatos para intercâmbios culturais, além da participação em palestras, filmes, debates e lançamento de livros. Entre as palestras e atrações de Porto Seguro que empolgaram os estudantes e autoridades portuguesas, destaque para a apresentação da cultura local para mais de 300 alunos, pelo indígena Raoni Pataxó e a performance do artista Carleone Filho, com a Carta de Caminha tatuada pelo corpo.

Porto Seguro brilha em evento internacional da língua portuguesa 33

“Será um evento grandioso de lusofonia em Porto Seguro, muito disputado com outros países e que vai reunir representantes de todos os continentes. É uma forma de unirmos a educação com a valorização da língua portuguesa e das línguas dos povos originários. Será um grande avanço para todos que participarem de discussões como o processo de colonização, costumes, ancestralidade e questões ambientais”, enfatiza Carleone. Para Laércio Silva “será mais uma maneira de aumentar o sucesso do case de Porto Seguro como destino de praia e lazer, ampliando essa vertente e valorizando nossa cultura e nossa história, que é muito rica”.

Porto Seguro brilha em evento internacional da língua portuguesa 34

Porto Seguro brilha em evento internacional da língua portuguesa 35

A secretária Dilza salienta que tudo isso só está sendo possível graças à sensibilidade e compromisso do prefeito com a Educação no município. “Com a sua visão e capacidade de gestão, o prefeito Jânio Natal consegue compreender a importância da nossa participação em eventos como este, que acabam criando novas oportunidades para alunos, gestores e educadores de Porto Seguro”.

Porto Seguro brilha em evento internacional da língua portuguesa 36

Fonte: Secom – Prefeitura de Porto Seguro

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Eventos Agendados

Previsão do Tempo

Todos os direitos reservados © 2009-2023 - Que Agito. CNPJ:12.054.600/0001-11
Site desenvolvido por Júnior Tavares

Share via