Eram 4 horas da manhã do dia 25/11, quando os pequenos agricultores já começavam a chegar à Central de Abastecimento, ao lado do Mercado Municipal, para a entrega dos legumes e verduras da primeira compra do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Através do programa, a Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Agricultura, adquire os produtos da agricultura familiar e repassa, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, para entidades comunitárias.

Nessa primeira compra foram adquiridas 19 toneladas de alimentos, beneficiando diretamente quase 500 agricultores. No mesmo dia, 40 entidades receberam as cestas de alimentos, atendendo à necessidade de cerca de 320 pessoas. “Esse programa garante uma renda extra que cai como uma luva para nós agricultores, principalmente para quem não é feirante e não tem o transporte. Às vezes você paga o frete para ir até a feira e não consegue vender bem. Aqui a venda é certa, uma bênção de Deus”, resume Edivaldo de Jesus, do Assentamento Santa Maria, que entregou banana e aipim.

O secretário de Agricultura, Clériston Portela reforça que com o PAA, o agricultor pode continuar plantando, na certeza de que terá para quem vender. “Tem assentamento que não estava mais produzindo e com o programa voltou a plantar”, afirma. O secretário de Assistência Social, Washington Borges destacou a luta do homem do campo para fazer o alimento chegar até a mesa da população. “Nosso compromisso é trabalhar para esses alimentos chegarem até as famílias mais vulneráveis. E isso só é possível com o compromisso do prefeito Jânio, do vice Paulinho e a união de todos”.

O vice-prefeito Paulo Onishi ressaltou o potencial da agricultura familiar no município e as dificuldades enfrentadas pelo setor, lembrando a grande concorrência com outros polos fornecedores. “Este é um momento de muita alegria, quando conseguimos unir os pequenos agricultores e também cuidar daqueles que não têm o alimento no dia a dia. Juntos, sob a liderança do prefeito Jânio Natal, estamos construindo uma cidade mais próspera e feliz para quem vive aqui”.

O secretário de Meio Ambiente, Jânio Junior também fez questão de prestigiar essa conquista para o município. Mais duas compras ainda serão realizadas nessa etapa do programa – uma no mês de dezembro e outra no começo de 2026.
✍️: Secom – Porto Seguro






















