Economia
Pilotos e comissários farão greve a partir do dia 29 em todo Brasil
Publicado
9 meses atrásno
Por
Vagner MenesesPilotos e comissários de voo entrarão em greve a partir da 0h do dia 29 próximo (segunda-feira), por tempo indeterminado, em todo o país, conforme decidido em assembleia realizada ontem (24). Em nota, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) informou que a decisão pela paralisação é em consequência da “intransigência das companhias aéreas nas negociações da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)”.
“Em respeito à sociedade e aos usuários do sistema de transporte aéreo, os aeronautas farão a paralisação de 50% dos tripulantes por dia, enquanto os outros 50% permanecerão em serviço. A categoria reivindica unicamente reajuste salarial que contemple a reposição das perdas inflacionárias nos últimos dois anos — INPC [Índice Nacional de Preços ao Consumidor] do período de 1º de dezembro de 2019 a 30 de novembro de 2021”, disse nota do SNA.
Também em nota, o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) afirmou que a greve foi incentivada pelo SNA que, segundo a entidade representante das empresas, estaria, “desde a primeira reunião de negociação para a convenção coletiva”, desconsiderando “contraproposta ou caminho alternativo para as pautas apresentadas pelas empresas”, além de insistir “na reposição integral da inflação dos últimos 24 meses, ignorando a convenção coletiva vigente e a realidade financeira do setor”.
O Sindicato Nacional dos Aeronautas argumentou que, conforme informes publicados pelas empresas e matérias veiculadas na mídia, as finanças das companhias aéreas já se encontram em processo “acelerado” de recuperação, a ponto de projetar crescimento para o futuro próximo, “o que não condiz com a intransigência de impor achatamento salarial de toda uma categoria”.
Perdas salariais
Na avaliação da entidade que representa os aeronautas, a proposta apresentada pelas empresas está “muito aquém de recompor as perdas salariais, já rejeitada pela categoria”. Afirmou, ainda, que o sindicato patronal “negou a ultratividade da atual CCT”, não garantindo a manutenção das cláusulas atuais da convenção em caso de um novo acordo não ter sido fechado até a data-base (1º de dezembro).
“Desde o início da pandemia a categoria nunca parou de trabalhar, tendo enfrentado graves riscos de contaminação por covid-19, e deu sua contribuição no combate à doença transportando vacinas, insumos e equipamentos. Além disso, pilotos e comissários deram colaboração importante para a recuperação das empresas aéreas ao aceitar, de maneira correta, reduções salariais e remuneratórias que perduram até hoje”, argumenta o SNA.
O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias informou que os 50% de tripulantes que permanecerão em serviço não serão suficientes para garantir a prestação de serviços. “Vale destacar ainda que o envio de listas nominais de empregados que estariam ‘indisponíveis’ fere a liberdade individual de escolha de cada empregado, que pode decidir aderir ou não ao movimento”, acrescentou a entidade representante das empresas, ao defender que as categorias profissionais defendam seus interesses “por todos os meios legítimos, inclusive a greve, desde que esgotada a via negocial e observada a legalidade”.
Fonte: informebaiano.com.br/
PUBLICIDADE

Infraestrutura urbana: pavimentação de ruas beneficia moradores do bairro Pequi

Léo Santana desembarca nos Estados Unidos para shows em setembro

Porto Seguro fortalece ações de combate à dengue

Cris Lima lança com exclusividade música em parceria com Márcio Victor, do Psirico em evento em Salvador

Planejamento familiar: Saúde avança na oferta de DIU e outros contraceptivos em Eunápolis

Cheiro de Amor anima Festa de São Lourenço em Riachão das Neves

Fernandinho abre a Cavalgada de Naque 2022 com grande show gospel

Alemão do Forró e Relber & Allan animam a 2ª noite da Cavalgada de Naque 2022

Sinho Ferrary encerra com chave de ouro a Festa do Carmo 2022 em Belmonte

Animação pura na primeira noite da Festa do Carmo 2022 em Belmonte

Felipe Araújo contagia público na 3ª Noite da Cavalgada de Naque 2022

Di Paullo e Paulino encerra com chave de ouro a Cavalgada de Naque 2022

Cris Lima lança com exclusividade música em parceria com Márcio Victor, do Psirico em evento em Salvador

Músicos de Alcymar Monteiro pedem demissão após vídeo com bronca em show viralizar; ‘Quem tem que aparecer sou eu’, disse cantor

365 Dias Finais: último filme da trilogia ganha trailer provocante; veja!

Anitta diz que fica dois dias sem tomar banho: “Cheiro de suor”

Oh Polêmico convida coreano pagodeiro para gravação de clipe: ‘Corean-baiano é brabo’
