Ligue-se a nós

NOTÍCIA GERAL

Para cada música, um vinho! Saiba como fazer a melhor harmonização

Publicado

no

Para cada música, um vinho! Saiba como fazer a melhor harmonização 23

O sabor da bebida pode ser influenciado pelo som de diferentes maneiras. Saiba como fazer as melhores harmonizações de vinho e música

Nada combina melhor com uma boa taça de vinho do que ouvir uma música para ajudar a relaxar. Embora essa combinação faça com que o vinho pareça mais saboroso, não se trata apenas de uma impressão.

Especialistas em vinho e cientistas vêm estudando os efeitos da música sobre a fermentação de vinhos há algum tempo. Uma teoria chamada “Sonor Wines” mostrou que o vinho se torna mais refinado ao ser fermentado ao som de compositores como Mozart.

Além disso, acredita-se também que ouvir algum determinado tipo de música ao degustar um vinho pode alterar a percepção sobre o seu sabor.

Experimentar a harmonização entre música e vinho pode ser uma atividade muito divertida para os amantes da bebida. Por isso, trouxemos algumas dicas sobre como combinar o sabor de diferentes tipos de vinhos e uvas com as mais variadas canções e melodias.

Como a música influencia o sabor do vinho

A produção de um vinho pode ser influenciada por uma série de fatores, sendo algumas delas temperatura, localização e umidade. Na hora da degustação, o olfato e o paladar também fazem toda a diferença na sensação de determinado rótulo.

A música exerce um papel importante na percepção que nosso cérebro tem sobre o sabor de um vinho. Há uma relação entre os aspectos cognitivos e a música que sugere que as ondas sonoras estimulam uma áreas determinadas do cérebro.

Então, quando se faz a degustação de um vinho enquanto se ouve música, as áreas do cérebro relacionadas a essa ação estão ativadas e fazem com que as sensações palatais sejam ainda mais completas e sofisticadas.

Harmonizando música e vinho

Indo além da união entre música e vinho, acredita-se que determinados ritmos e canções harmonizam perfeitamente com algumas variedades de uvas e rótulos.

Listamos aqui algumas sugestões de harmonização que vão deixar suas degustações de vinho ainda mais divertidas e saborosas!

  • Vinhos tintos + rock e música clássica

Os estudos têm demonstrado que os tintos gostam mais de músicas profundas e com mais sentimentos, sem tons estridentes.

Cabernet Sauvignon é uma variedade que harmoniza bem com canções mais agressivas e com timbres de guitarra, como rock clássico. Já os Pinot Noir preferem músicas românticas. Músicas clássicas também combinam com vinhos tintos

  • Vinhos brancos + jazz

A acidez e a mineralidade dos vinhos brancos combinam perfeitamente com músicas rápidas, ritmadas e ricas em timbres metálicos. Por isso, o jazz pode ser a harmonização ideal para os rótulos brancos.

  • Vinhos rosés + MPB e bossa nova

A rica musicalidade cheia de nuances da MPB e da bossa nova fazem dos ritmos a trilha sonora perfeita para saborear um bom vinho rosé. O ritmo mais lento e contínuo, unido a instrumentos como piano, eleva a complexidade dos sabores desta variedade de vinhos.

Apesar dos estudos que foram feitos até o momento, não há regras específicas para as harmonizações. Além disso, vale lembrar que aquilo que parece mais agradável ao amante de vinho é a combinação correta.

Como preparar uma degustação harmonizada com música

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as combinações mais indicadas entre música e vinho, é importante saber também como aproveitar ao máximo essa experiência.

A degustação pode ser realizada em um ambiente sereno e bem iluminado, para facilitar o foco nas características do vinho.

Ao invés de tocar as músicas completas, cerca de 15 a 20 segundos antes de saborear o vinho pode ser suficiente.

Evite uma variedade muito extensa de rótulos e músicas, pois isso pode resultar em uma harmonização desfavorável.

Aproveite o momento para conhecer mais sobre cada sabor de vinho e entender como a música influencia em sua apreciação. Por fim, lembre-se que a primeira regra de uma boa degustação de vinhos é se divertir! Com rótulos de qualidade e a companhia correta, combinar vinhos com música pode se tornar uma atividade muito prazerosa. Compre seu vinho online e prepare esse encontro para seus familiares e amigos!

Por: Gabriela Ortiz | Hedgehog

Anúncio

Publicidade

Previsão do Tempo

Publicidade

Todos os direitos reservados © 2009-2021 - Que Agito. CNPJ:12.054.600/0001-11
Site desenvolvido por Júnior Tavares