Ligue-se a nós

Geral

Odontologia estética: Descubra o que é e como ela pode renovar a sua autoestima

Publicado

no

Odontologia estética: Descubra o que é e como ela pode renovar a sua autoestima 18

Procedimentos estéticos são muito comuns entre a população adulta, principalmente para as que estão à procura de modificar alguma parte do corpo por não se sentirem bem ou gerem incômodos. Nesse sentido, a área da odontologia estética também se destaca e está em constante crescimento, tendo cada vez mais adeptos, tanto profissionais como clientes.

Mas você sabe o que é a odontologia estética? O que faz um profissional dessa área? Quais são os principais procedimentos, ferramentas e tratamentos? Neste artigo explicaremos tudo isso e muito mais. 

O que é odontologia estética?

A odontologia estética, também conhecida como dentística, é uma área da odontologia voltada para procedimentos e tratamentos estéticos nos dentes e face, explorando a saúde e beleza do sorriso dos pacientes.

Essa é uma área que tem como objetivo modificar e melhorar o sorriso das pessoas, mesmo que não seja por meio de procedimentos vistos como extremamente necessários. 

Ou seja, a grande maioria das pessoas que procuram especialistas dessa área desejam melhorar o seu sorriso, corrigindo imperfeições, modificando a coloração ou mesmo a estrutura dental.

Serviços disponibilizados na odontologia estética

Dentro desse campo de atuação, diversos serviços, procedimentos e tratamentos podem ser oferecidos pelas clínicas que trabalham com a estética do sorriso e pelos profissionais especializados nesse segmento.

Por isso, listamos a seguir alguns dos procedimentos mais procurados nessa área, confira!

  1. Clareamento dental

O primeiro procedimento da nossa lista é o de clareamento dental. Essa é uma técnica muito procurada pelas pessoas, sendo um dos principais tratamentos estéticos do mercado odontológico.

O procedimento, pelo menos conceitualmente, é simples e visa recuperar os tons mais brancos/claros da estrutura dental.

Por conta de alguns fatores, os dentes podem perder sua coloração esbranquiçada, como hábitos alimentares e a própria ação do tempo podem influenciar nessa coloração e o tratamento tem como objetivo melhorar esse aspecto geralmente amarelado que tende a acontecer.

Conheça algumas dessas situações que podem prejudicar a coloração dos dentes:

  • Excesso de açúcares;
  • Falta de higienização dentária;
  • Ausência de creme dental;
  • Bebidas alcoólicas em excesso;
  • Tabagismo;
  • Hábitos alimentares indevidos.

 

Com isso, o clareamento dos dentes é um processo que visa clarear os dentes, ou seja, devolver a coloração branca para a arcada dentária, transformando o sorriso dos pacientes no mais branco e “brilhante” possível. 

  1. Aparelhos

Muitos dos aparelhos dentários são recomendados e, em muitos casos, necessários para diversos tratamentos. 

Entretanto, o aparelho dental invisível, por exemplo, é um tipo de aparelho moderno muito utilizado pelos dentistas e é um procedimento que atua, inclusive, com a área da estética.

Por conta da tecnologia desenvolvida nesse tipo de aparelho, ele é bastante discreto, quase que imperceptível. 

Dessa forma, ele realiza um tratamento de reestruturação e aperfeiçoamento da qualidade dos dentes de forma eficiente e sem ser muito aparente, promovendo mais bem-estar no uso da estrutura.

Portanto, o tratamento de aparelho invisível está cada vez mais ganhando destaque no ramo da odontologia estética, justamente pelos resultados positivos e pela discrição do instrumento.

  1. Lente de contato para os dentes

Outro tratamento estético que está sendo bastante explorado nessa área é a lente de contato para os dentes. 

Com peças produzidas por impressoras 3D, a lente de contato dental é uma película colocada sobre a estrutura, semelhante ao que acontece na lente de contato ocular, mas sendo posicionada na arcada dentária dos pacientes com o auxílio de uma cola dental.

Ela serve para qualificar o sorriso ou o posicionamento de um dente em específico, já que é um instrumento que pode ser utilizado em apenas um dente, caso seja necessário, corrigindo aspectos como tamanho, coloração e até cobrindo trincados.

Implante para os dentes

Para finalizar nossa lista, selecionamos esse tratamento que, muitas vezes, pode ser realizado por uma questão de necessidade, mas também é considerado um procedimento estético, pois também pode ser feito para modificar o sorriso.

O implante dentário é um objeto posicionado para dar suporte para as próteses dentárias, seja em um dente, ou na arcada dentária completa. 

Muitas pessoas procuram esse procedimento por não estarem contentes com a aparência de um ou mais dentes, como para restabelecer a estrutura do sorriso e autoestima do paciente, já que o dente perdido pode influenciar nesses aspectos.

Por conta dessa procura, o implante dentário é mais um procedimento que também pode ser considerado estético. 

Autoestima

Por fim, é preciso destacar que esses procedimentos estéticos podem ajudar muito a melhorar a autoestima das pessoas. 

Assim como procedimentos estéticos no rosto, como preenchimento e botox, os tratamentos estéticos odontológicos também são bastante procurados quando as pessoas não estão contentes com a sua própria aparência e querem modificá-la.

Dessa forma, é possível procurar por profissionais qualificados, que saibam como executar esses procedimentos.

Com isso, os resultados obtidos poderão melhorar a autoestima ao tratar problemas estruturais, de posicionamento, coloração, fortificação, entre outros aspectos, transformando e qualificando o sorriso dos pacientes. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações, dicas e conteúdos ricos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Anúncio

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Previsão do Tempo