Saúde
O stress pode ser seu aliado
Publicado
6 anos atrásno
Por
Vagner MenesesEstudo de um dos mais respeitados neurocientistas do mundo mostra que é possível transformar esse incômodo estado em agente motivador.
“Não é o stress que nos mata, e sim a forma como reagimos a ele”, escreveu há exatos sessenta anos o endocrinologista húngaro Hans Selye (1907-1982) emStress — A Tensão da Vida. A máxima, hoje, pode provocar estranhamento, se levarmos em conta, por exemplo, que, segundo a American Psychological Association, o stress crônico está relacionado às seis maiores causas de morte nos Estados Unidos (doenças cardíacas, câncer, doenças pulmonares, acidentes, cirrose e suicídio). Ou ainda se considerarmos que, no Brasil, 72% das pessoas ativas no mercado de trabalho sofrem sequelas desse mal, de acordo com um levantamento realizado em 2015 pela International Stress Management Association. Mas e se em vez de prestarmos atenção somente nas consequências danosas do estado de stress reagíssemos a ele de um modo diferente, procurando “aproveitá-lo”, digamos assim, em nosso benefício? Seria isso possível?
Em The Stress Test (O Teste do Stress), livro publicado em junho na Europa e nos Estados Unidos e sem previsão de lançamento no Brasil, o neurocientista cognitivo irlandês Ian Robertson, fundador do Trinity College Institute of Neuroscience, diz que sim. E mostra o caminho das pedras, ou melhor: como caminhar sobre elas.
Publicidade
Desde os anos 1950, é consenso na comunidade científica que o stress prejudica a saúde. Em um estágio crônico, ele pode afetar o funcionamento do cérebro, suprimir a atividade da tireoide, diminuir a densidade óssea, aumentar a pressão sanguínea, enfraquecer a imunidade e causar desequilíbrio no nível de glicose no coração. Os estudos de Hans Selye, no entanto, identificaram dois tipos de stress: o “ruim” (distress), que tem efeito paralisador e depressivo, e o “bom” (eustress), que pode ser motivador e energizante. Décadas depois dos trabalhos do endocrinologista húngaro, já nos anos 1980, surgiram as primeiras evidências de que o cérebro não é um órgão imutável; ao contrário, ele se transforma a partir das experiências do indivíduo ao longo da vida. E, mais recentemente, estudos na área da epigenética confirmaram que o mesmo acontece com os genes: eles podem alterar sua atividade como forma de reação a estímulos externos (provocados pelo stress, por exemplo). Baseando-se nessas constatações científicas, Ian Robertson decidiu investigar se, controlando as emoções e pensamentos, qualquer um poderia transformar o vilão stress em um grande aliado.
Para avançar em sua tese, Robertson precisou estudar de maneira unificada o cérebro, classificado por ele como “hardware”, e a mente, que corresponderia, em sua definição, ao “software”. Segundo o neurocientista cognitivo — que trabalhou por anos como psicólogo —, foi justamente o foco “exclusivo” no software o responsável pelo “surto” de consumo de antidepressivos verificado nos últimos anos. “As pessoas recorrem a esses medicamentos quando não se sentem no controle de suas emoções e pensamentos”, disse Robertson a VEJA. “É preciso entender que nós somos os pilotos dessa máquina incrível que é o cérebro e, com a prática, podemos aprender a controlá-la, assim como podemos fazer com as emoções.”
PUBLICIDADE

Os Cangaceiros e Dande Maisk animam a 9ª edição do Ensaio de Forró na Casa Trancoso

Festejos aos 131 anos de Belmonte é encerrado com Gincana Tradição.

Prefeitura de Eunápolis flexibiliza uso de máscara em locais fechados com algumas exceções

Transparência: metas fiscais serão apresentadas em audiência pública

Solenidade de hasteamento de bandeira reúne lideranças para comemorar os 131 anos de emancipação política da cidade de Belmonte

Prefeitura de Eunápolis atua com serviços de infraestrutura em vários bairros da cidade

4ª edição do Ensaio de Forró da Casa Trancoso contou com Os Cangaceiros e participação de Juliana Amorim

Prefeito Luizinho e deputado federal João Carlos Bacelar participam da inauguração da torre de telefonia celular no distrito de União Baiana

VÍDEO: Ivete tem palco invadido por fã ‘animado’ e afirma: ‘Tá de pau duro’

Show de Maysa Santos e Koringuinha do Forró marcam o 1º dia da Cavalgada dos Trabalhadores em Santa Efigênia de Minas

Aneel anuncia bandeira verde na conta de luz em maio

FGTS poderá ser usado para pagar até 12 parcelas atrasadas do imóvel

Forte temporal provoca chuva de granizo e causa destruição em Belmonte.

Escolas de Eunápolis são climatizadas com instalação de ar-condicionado

Ao lado de influencers, Luan Pereira lança clipe de Botadona Bruta

Veracel Celulose apresenta seu Relatório de Sustentabilidade de 2021

Coletor de lixo demitido por vídeo viral ganha ofertas de trabalho e doação
