Ligue-se a nós

Economia

O seguro DPVAT 2022 será cobrado?

Publicado

no

O seguro DPVAT 2022 será cobrado? 21

O DPVAT é um seguro destinado a vítimas de acidentes de trânsito — Foto: Pixabay

Como já aconteceu em 2021, o DPVAT 2022 não deve ser cobrado. O seguro para Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre é pago por donos de veículos automotores todo o início de ano e ajuda a cobrir despesas com acidentados no trânsito.

No início desse ano, como informado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), o seguro obrigatório não foi cobrado porque o DPVAT tinha recursos em caixa suficientes para a operação de todo ano de 2021.

E esse dinheiro em caixa ainda terá saldo para 2022, por isso o imposto não deve ser cobrado. Em nota, a Susep informou a aprovação para a isenção do DPVAT no dia 25 de novembro. Porém, a decisão ainda depende do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e não há uma data marcada para definir se o seguro será ou não cobrado.

“A manutenção da não cobrança de prêmio se baseia no fato de haver excedente de recursos na operação DPVAT suficiente para arcar com a cobertura do seguro no ano de 2022. O excedente verificado foi formado com os prêmios pagos pelos próprios proprietários de veículos ao longo dos anos”, explica a Susep.

Mudança na gestão do DPVAT após irregularidades da Seguradora Líder
Em outubro de 2020, a equipe de auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) descreveu uma série de irregulares da Seguradora Líder, responsável pela administração do tributo, durante sua gestão do DPVAT. Por conta disso, a Caixa Econômica Federal passou a ser a nova gestora do seguro a partir do começo de 2021.

O que é o seguro DPVAT?
O Seguro DPVAT assegura a indenização de danos pessoais causados por veículos automotores. Ele cobre toda e qualquer vítima de um acidente de trânsito, seja ela motorista, pedestre ou passageiro do próprio veículo e tem por finalidade indenizar as vítimas em caso de morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médico-hospitalares.

Como solicitar a indenização do seguro DPVAT?
Existem duas formas de solicitar a indenização do DPVAT: a primeira é pelo aplicativo “DPVAT”, que é gratuito e pode ser acessado com os mesmos login e senha de outros aplicativos da Caixa Econômica Federal. O segundo meio é indo até a própria agência do banco.

Fonte:autoesporte.globo.com/

Anúncio

Publicidade

Previsão do Tempo

Todos os direitos reservados © 2009-2021 - Que Agito. CNPJ:12.054.600/0001-11
Site desenvolvido por Júnior Tavares