É importante saber identificar quais barulhos são normais e quais podem ser sinais de um problema
Quem nunca foi à cozinha durante a noite para pegar um pouco de água e escutou um estalo alto vindo da geladeira? Dependendo da intensidade, o barulho pode até assustar quem estiver distraído. A maioria das pessoas nem liga para esse detalhe, até porque na maioria das vezes esses sons são normais do funcionamento do aparelho, mas outros podem indicar um problema na sua geladeira. Entenda qual pode ser o seu caso!
O que significa quando a geladeira faz estalos durante a noite?
Os estalos que a geladeira emite durante a noite fazem parte do funcionamento normal do eletrodoméstico. Na maioria das vezes, esses ruídos surgem devido à dilatação de peças internas ocasionada pelas variações de temperatura. Isso pode acontecer durante o ciclo de congelamento e descongelamento, que se repete várias vezes ao dia, ou quando a porta é aberta com frequência, fazendo o aparelho aquecer de forma repentina.
Nos modelos mais antigos, o barulho também pode ser resultado do gelo se soltando das paredes do congelador. Já as geladeiras modernas costumam ser frost free e não acumulam gelo, mas ainda assim podem produzir estalos por conta da movimentação natural dos materiais. Às vezes você pode até ouvir o movimento do fluido refrigerante circulando pelos tubos, o que também é completamente normal. Esses sons tendem a chamar mais atenção à noite, quando o ambiente está em silêncio e ficam mais fáceis de perceber.
Quando os estalos da geladeira podem estar indicando um problema?
É normal que a geladeira produza alguns ruídos durante o funcionamento, mas certos sons exigem atenção. Chiados, zumbidos muito altos ou barulhos excessivos do compressor podem ser sinais de peças sujas, desgastadas ou até quebradas. Outro ponto importante é observar vibrações fora do comum, que podem surgir quando o aparelho não está devidamente nivelado ou quando as prateleiras internas estão mal encaixadas, aumentando o incômodo sonoro. ,
Em alguns casos, o barulho não vem sozinho. Se for acompanhado de queda na capacidade de resfriamento, mau cheiro, vazamentos ou até superaquecimento na parte traseira, há grandes chances de se tratar de uma falha técnica que precisa ser corrigida.
Por isso, mesmo que a maioria dos sons emitidos seja normal, é fundamental observar o contexto em que eles acontecem. Para evitar problemas maiores, recomenda-se manter o eletrodoméstico sempre limpo, nivelado e em boas condições de uso. Em caso de suspeitas de problemas, o ideal é chamar uma assistência técnica.

Fonte: tudogostoso.com.br













