Ligue-se a nós

Tecnologia

Novo bug no Windows 10 pode prejudicar SSDs

Publicado

no

Novo bug no Windows 10 pode prejudicar SSDs 20

Microsoft trabalha na correção de um novo bug trazido pelo Windows 10 May Update (versão 2004), que pode levar o sistema operacional a desfragmentar SSDs em uma frequência muito além do necessário.

Ao contrário do que ocorre com HDs mecânicos, onde a desfragmentação periódica é benéfica para o hardware, a realização do procedimento repetidas vezes em SSDs pode encurtar sua vida útil.

Explicando de forma resumida, a desfragmentação é o processo de realocação de dados espalhados em uma unidade para que fiquem organizados. As informações sempre são gravadas em formato de blocos, contudo, o acesso constante naturalmente dispersa esses arquivos.

Como explica o site PC Gamer, essa dispersão pode levar à redução do desempenho em um HD, já que leva tempo girar os discos internos e buscar partes de arquivos em lugares muito diferentes. A desfragmentação atenua o problema ao reaproximar os dados para tornar o acesso mais rápido.

Os SSDs, porém, se comportam de maneira diferente pois não possuem partes móveis. Como as células de memória flash NAND só podem ser gravadas algumas vezes, o processo de desfragmentação frequente pode degradar sua integridade.

O que está acontecendo agora é que o Windows 10 está desfragmentando os SSDs sempre que o sistema é reiniciado. A questão acaba sendo mais complicada para os usuários que desligam seus computadores diariamente, já que essa rotina fará a ferramenta de otimização de disco desfragmentar o SSD instalado no sistema ao menos uma vez por dia.

Felizmente, a Microsoft já está ciente do ocorrido e implementou uma correção para os membros do programa Windows Insider. Enquanto a empresa não disponibiliza o update para o público em geral, é possível contornar o problema seguindo o procedimento abaixo:

1. Pressione as teclas Windows+Q digite CMD;

2. Clique com o botão direito sobre CMD e selecione Executar como Administrador;

3. Cole os comando abaixo e pressione Enter:

  • REG ADD “HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Dfrg\BootOptimizeFunction” /V Enable /T REG_SZ /D N /F
  • REG ADD “HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Dfrg\BootOptimizeFunction” /V OptimizeComplete /T REG_SZ /D No /F
  • REG ADD “HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\OptimalLayout” /V EnableAutoLayout /T REG_DWORD /D 0 /F

Ou efetue o mesmo procedimento manualmente:

1. Pressione as teclas Windows+Q, digite e selecione Desfragmentar e Otimizar Unidade;

2. Clique em Alterar configurações > desative a opção Executar seguindo um agendamento (recomendado) > Ok.

Novo bug no Windows 10 pode prejudicar SSDs 21Fonte: https://mundoconectado.com.br/

Anúncio

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Previsão do Tempo