Ligue-se a nós

NOTÍCIA GERAL

MG: Rocha desaba em Capitólio e atinge lanchas; bombeiros confirmam 2 mortes

Publicado

no

MG: Rocha desaba em Capitólio e atinge lanchas; bombeiros confirmam 2 mortes 21

Foto: Redes Sociais

Uma rocha se soltou de um cânion e atingiu três embarcações hoje (8), em Capitólio, cidade turística de Minas Gerais, segundo o Corpo de Bombeiros.

O tenente Pedro Aihara, dos bombeiros de Minas, confirmou uma morte, em entrevista à CNN Brasil. Entre 15 e 20 pessoas “foram afetadas”, ainda de acordo com ele. De 70 a cem pessoas estavam no local, que está isolado e fechado. A Marinha informou que vai instaurar inquérito para “apurar causas, circunstâncias do acidente/fato ocorrido” (leia mais abaixo).

Sete vítimas foram levadas ao pronto-socorro de São José da Barra (MG), município localizado a 45,5 quilômetros dos cânions. De acordo com informações repassadas pela recepção do hospital ao UOL, três pessoas chegaram imobilizadas, mas conscientes, na unidade de saúde. As demais apresentam quadros menos graves.

As pessoas resgatadas também foram encaminhadas para outras cidades próximas, como Passos (MG).

Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver que o impacto das pedras causa uma forte onda e atinge lanchas no local (veja abaixo). Também há imagens de resgate das vítimas —incluindo crianças.

De acordo com Aihara, ao menos uma lancha foi diretamente atingida pela rocha que desabou. Além da perícia na região, será feita uma avaliação no local para definir se há riscos de novos rompimentos.

“O normal é que aconteça desprendimento das rochas, pelas características delas, mas que sejam menores. E geralmente quando a gente tem esses escorregamentos planares, em que a rocha sai num bloco compacto, a forma de queda não costuma ser para frente”, disse o tenente em entrevista. “Geralmente, ela cai na mesma posição. Dessa vez, a estrutura caiu como um dominó e o que atingiu as pessoas foi a parte de cima, numa trajetória perpendicular.”

No fim da manhã, a Defesa Civil de Minas Gerais havia emitido um alerta para chuvas intensas na região de Capitólio com possibilidade de “cabeça d’água”. “Evite cachoeiras no período de chuvas”, diz o texto.

UOL entrou em contato com cinco agências de turismo que organizam passeios de barco pela região. Nenhuma delas, porém, havia levado clientes a Capitólio hoje. Enquanto uma das empresas informou que não promove excursões em dias de chuva intensa, as demais afirmam não conseguiram formar grupos em número suficiente, devido ao mau tempo.

Como os parques não impõem restrições, a decisão de organizar excursões pelo local ou não fica a critério de cada agência. Também são frequentes passeios com lanchas particulares, segundo as empresas.

No vídeo que circula pelas redes sociais, é possível ver que várias embarcações estavam no local do acidente.

Os bombeiros mobilizaram o Batalhão de Operações Aéreas e mergulhadores para atuar na ocorrência, desde o fim da manhã. Cerca de 40 militares estão atuando na região.

Leia, na íntegra, a nota da Marinha:

“A Marinha do Brasil informa que tomou conhecimento de um acidente, no fim da manhã de
hoje, após deslizamento de rochedo atingir embarcações que navegavam a região dos cânions, em
Capitólio-MG.

A DelFurnas deslocou, imediatamente, equipes de Busca e Salvamento (SAR) para o local,
integrantes da Operação Verão ora em andamento, a fim de prestar o apoio necessário às tripulações
envolvidas no acidente, no transporte de feridos para a Santa Casa de Capitólio, e no auxílio aos
outros órgãos atuando no local.

Um inquérito será instaurado para apurar causas, circunstâncias do acidente/fato ocorrido.”

Fonte: noticias.uol.com.br

Anúncio

Publicidade

Previsão do Tempo

Todos os direitos reservados © 2009-2021 - Que Agito. CNPJ:12.054.600/0001-11
Site desenvolvido por Júnior Tavares