Ligue-se a nós

Dicas

Jogar água na panela de pressão quente: Você faz isso? Descubra se é seguro ou não

Publicado

no

Jogar água na panela de pressão quente: Você faz isso? Descubra se é seguro ou não 18

Você tem o costume de jogar água na panela de pressão quente? Na realidade, esse é um costume muito comum que as pessoas utilizam para diminuir a temperatura da panela e acelerar o processo de retirada da pressão. Mas será que isso é perigoso?

Jogar água na panela de pressão quente é seguro?

Sim! Jogar água na panela de pressão quente é seguro. Pelo menos para a maioria dos modelos. Vamos explicar direitinho o porquê.

Atualmente a maioria das panelas são fabricadas em alumínio que é um material mais seguro sendo um metal que se molda e se adapta à temperatura.

Dessa forma, mesmo com o choque térmico causado pela mudança brusca de temperatura, quando você coloca a sua panela embaixo d’água, não há nenhum rompimento do material e com isso não existe a possibilidade da expulsão dos pinos.

Mas, vale dizer que existe sim um risco para as panelas feitas a partir de outros materiais, como é o caso do ferro.

Então você deve estar atenta a isso, porque com o choque térmico, esse metal pode acabar trincando e expulsando o pino da panela. O que pode causar graves acidentes.

Lembrando sempre que antes da compra da panela de pressão, você deve sempre conferir se o produto possui o selo do Inmetro, essa é uma forma de garantia sobre a qualidade do utensílio.

Agora que você sabe se jogar água na panela de pressão é seguro ou não, saiba que existem fatores que realmente podem fazer com que a panela provoque explosões, inclusive graves, com força para destruir a cozinha, causar incêndios e ferir seriamente quem estiver por perto.

Por isso mesmo, confira abaixo algumas dicas para evitar problemas relacionados ao mal uso desse equipamento.

Como utilizar a panela de pressão com segurança?
Bom, como vimos acima, apesar do ideal ser esperar a panela esfriar naturalmente, quando você está com pressa pode utilizar esse “truque” de por ela embaixo d’água, que não será um problema.

Mas, de qualquer forma, é muito importante que você espere que toda a pressão do interior do utensílio saia antes de tentar abrir a tampa. Também não erga a válvula de pressão até finalizar esse processo.

Quando for destampar, faça isso com cuidado e sempre afaste o seu rosto da panela nesse momento.

Dito isso, é importante saber que a maioria dos problemas relacionados à explosões, que é o principal medo das pessoas em utilizar esse equipamento, está no mau funcionamento da válvula.

Que pode apresentar problemas principalmente relacionados ao uso incorreto da panela de pressão ou da falta de higienização adequada desse dispositivo.

Então, sabendo que esse é um utensílio muito utilizado para a preparação de vários alimentos e que, pela sua funcionalidade, garante mais praticidade e eficiência para quem vai cozinhar, vamos dar algumas dicas importantes sobre o seu uso.

Assim você não vai precisar ter receio e poderá aproveitar os seus benefícios com segurança. Confira!

Nunca exceda a quantidade máxima de 2/3 da capacidade total da panela. Em muitos modelos esse limite vem sinalizado na parte interna do utensílio. Não respeitar essa indicação pode fazer a panela de pressão explodir;

Mantenha sempre a válvula de pressão bem limpa e confira sempre se há alguma irregularidade ou entupimento das saídas de vapor. Esse dispositivo deve estar funcionando perfeitamente;

Se a válvula se levantar, provavelmente significa que está entupida. Você deve retirar a panela do fogo para evitar que mais pressão se acumule, limpar o “peso” e só depois de estar funcionando corretamente voltar a cozinhar o seu alimento;

Atenção também a borracha de vedação que fica na tampa. Isso porque é exatamente ela que faz com que exista a pressão dentro da panela, então não pode estar frouxa ou danificada;
Não deixe a panela muito tempo no fogo. Sendo assim, se atente ao tempo de preparo dos alimentos para que não se exceda.

Adotando essas medidas você reduz muito o risco de acidentes. Mas, para deixar tudo ainda mais claro, confira também um vídeo sobre cuidados com esse tipo de equipamento.

Esperamos que a sua dúvida sobre se é ou não perigoso jogar água na panela de pressão quente tenha sido esclarecida e que as informações que reunimos nesse texto tenham sido úteis para você.

Depois conta pra gente o que você achou das dicas. Vamos ficar feliz com o seu comentário.

Fonte: segredosdacomida.com.br/

Anúncio

PUBLICIDADE

Próximos Eventos

qua 12
sáb 15

Previsão do Tempo

Todos os direitos reservados © 2009-2022 - Que Agito. CNPJ:12.054.600/0001-11
Site desenvolvido por Júnior Tavares

Share via