Ligue-se a nós

TV

Globo ameaça processar RedeTV! por ‘piratear’ imagens de morte de Montagner

Publicado

no

Globo ameaça processar RedeTV! por 'piratear' imagens de morte de Montagner 23Imagem de Velho Chico usada pela RedeTV! para ilustrar entrevista de Camila Pitanga

A Globo notificou a RedeTV! na semana passada determinando que a concorrente deixe de usar imagens de suas novelas e programas jornalísticos em atrações como o TV Fama e A Tarde É Sua. A rede, que ameaça processar a rival, tomou a decisão após considerar abusiva a apropriação por parte da rival de cenas de Velho Chico e de material da cobertura da morte do ator Domingos Montagner, em setembro.

O estopim foi a reprodução quase na íntegra da entrevista de Camila Pitanga ao Fantástico, no último dia 18. Na revista eletrônica, a atriz falou durante dez minutos sobre como Montagner se afogou no rio São Francisco.

No dia seguinte, imagens da entrevista e trechos dela foram reprisados à exaustão pelo A Tarde É Sua, de Sonia Abrão. À noite, o TV Fama reproduziu três minutos e meio do áudio da entrevista _ou seja, um terço da duração original.

Para ilustrar o áudio de Camila Pitanga, a RedeTV! usou um recurso em que as imagens originais são picotadas. Para driblar a legislação de proteção dos direitos autorais, a emissora não reproduz as imagens na íntegra, mas frames delas, como se fossem uma sequência de fotos que acabam contando a história que está sendo narrada. A emissora não credita às imagens à Globo. Diz que são “imagens da internet”.

Para executivos da Globo, o que a RedeTV! (e outras emissoras também) faz é pirataria.

A notificação da Globo gerou uma pequena crise nos bastidores da RedeTV!. Desde o último dia 29, a emissora não se apropria mais de imagens da concorrente. Entrevistas e comentários sobre novelas e atores da Globo passaram a ser ilustrados com fotografias de agências ou sites.

A Globo confirma que notificou a RedeTV! Diz que pediu à emissora que cumpra os limites da legislação, ou seja, que não reproduza conteúdos na íntegra e que lhe dê os devidos créditos. A lei, no entanto, não é clara quanto ao limite de tempo que se pode reproduzir de conteúdo alheio para fins jornalísticos.

A RedeTV! não comentou o assunto até a conclusão deste texto.

Fonte: http://noticiasdatv.uol.com.br/

Anúncio

Publicidade

Previsão do Tempo

Todos os direitos reservados © 2009-2021 - Que Agito. CNPJ:12.054.600/0001-11
Site desenvolvido por Júnior Tavares