Estudo sugere que exposição à dengue pode dar imunidade para coronavírus

PUBLICIDADE
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

Estudo sugere que exposição à dengue pode dar imunidade para coronavírus 1

Segundo estudo, os lugares com menor índice de infecção e menor crescimento dos casos de Covid-19 sofreram com surtos de dengue

A exposição à dengue pode dar imunidade ao novo coronavírus. A possibilidade é uma descoberta de estudo liderado pelo professor Miguel Nicolelis e compartilhado com a Reuters, que comparou a distribuição geográfica dos casos de coronavírus com a disseminação da dengue entre 2019 e 2020. A pesquisa ainda não foi publicada, mas ainda será submetida a revista científica.

Publicidade

De acordo com a publicação, os lugares com menor índice de infecção e menor crescimento dos casos de coronavírus são os mesmos que sofreram com intensos surtos de dengue entre o ano passado e este ano. O resultado do estado destaca correlação significativa entre baixa incidência, mortalidade e crescimento da Covid-19 em regiões onde as pessoas altos níveis de anticorpos para dengue. Por exemplo, nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, que sofreram com surto de dengue e demoraram mais tempo para alcançar altos níveis de transmissão da Covid-19.

“Esta descoberta surpreendente levanta a possibilidade intrigante de uma reatividade imunológica cruzada entre os sorotipos de Flavivirus da dengue e o SARS-CoV-2. Se comprovada como correta, essa hipótese pode significar que a infecção por dengue ou imunização com uma vacina eficaz e segura contra a dengue poderia produzir algum nível de proteção imunológica”, diz o estudo, de acordo com a Reuters.

Estudos anteriores já indicam que pessoas com anticorpos para a dengue podem testar falso positivo para anticorpos Covid-19, ainda que não tenham sido infectados pela doença recém-descoberta. Essa evidência indica que há interação imunológica entre os dois vírus, apesar de serem de famílias diferentes.

Fonte: https://bahia.ba/


COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

Comentários

Comentários