Estudantes e professoras da UFSB fazem visita técnica na sede da AGO Associação Gota do Óleo

PUBLICIDADE
Compartilhe nossas matérias nas Redes Sociais

Na manhã de sábado, dia 06/04/2019, a AGO Associação Gota de Óleo recebeu em sua sede, para uma visita técnica, as professoras da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, Taianá Pinheiro (Mestre em Educação Matemática), Fabiane Santana (Mestre em Educação Matemática) e Ângela Garcia (Doutora em Antropologia) e estudantes da Licenciatura Interdisciplinar em Matemática e Computação e suas Tecnologias (LIMCT), como parte de atividade do Componente Curricular “Dinheiro e Sociedade”.

Estudantes e professoras da UFSB fazem visita técnica  na sede da AGO Associação Gota do Óleo 1

PUBLICIDADE

A visita teve por objetivo a vivência dos conteúdos abordados durante o quadrimestre.  Durante a visita conteúdos como: consumo consciente, sustentabilidade, troca solidária, amor ao próximo e parceria foram abordados. Além de falar sobre a coleta do óleo de cozinha usado, processos da fabricação do sabão artesanal ecológico Aruba e as vassouras, vassourões e cordas de varal feita de garrafas pet, foram apresentados também projetos em que há a participação da associação como a luta contra o trabalho infantil.

As professoras fizeram um balanço da visita evidenciando o positivismo nas atividades e ações da associação tanto para sociedade quanto para os integrantes associados e dirigentes.

Projetos desenvolvidos pela AGO ASSOCIAÇÃO GOTA DO ÓLEO

– Coleta do óleo de cozinha usado para a fabricação do sabão artesanal ecológico Aruba.

Mensalmente está sendo coletado das residências e do comércio de Eunápolis que trabalha com fritura mil litros de óleo de cozinha usado para a fabricação do sabão artesanal ecológico Aruba.

– Coleta de banners, faixas e outdoors de lona de publicidade e retalhos de tecidos para a fabricação de bolsas ecológica.

– Coleta de garrafas pet para a fabricação de vassouras, vassourões e cordas de varal.

Mensalmente está sendo coletada dez mil garrafas pets, sendo que a necessidade no momento é de 20 mil para a produção de vassouras, vassourões e cordas de varal. Dezenas de catadores da cidade de Eunápolis estão sendo cadastrados para a coleta das garrafas pet a partir de 2 litros sendo paga por elas dez centavos por cada unidade. As garrafas não podem estar amassadas e nem armazenar no sol.

– Coleta seletiva solidária

A AGO Associação Gota do Óleo está recebendo na sede da sua instituição localizada na Avenida Lídio Barreto em frente ao número 860, Dinah Borges, Eunápolis, Bahia, a doação de materiais recicláveis tais como: Livros, revistas, cadernos velhos, encadernados, módulos, papelaria de escritório, embalagens plásticas de produtos de limpeza, beleza e higiene pessoal, latas de leite, Nescau, ervilha e milho, latinhas de alumínio, ferro e alumínio. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone: (73) 98136-9393.

– Coleta de água da chuva

Sempre que chove a AGO Associação Gota do Óleo faz a captação de água da chuva e armazena para utilizar na fabricação do sabão, lavar as garrafas pet para a produção das vassouras, vassourões e cordas de varal e limpeza geral da associação.

Palestras de Educação Ambiental

Palestras do projeto: AGO no Combate ao Trabalho Infantil Irregular

As palestras de educação ambiental e do projeto: AGO no Combate ao Trabalho Infantil Irregular, são realizadas nas escolas da rede pública municipal e estadual, zona urbana e rural, escolas particulares, faculdades e universidades, congressos, reuniões, na sede da instituição e a distribuição de panfletos também é feita nas feiras livres.

Oficinas de Sabão

As oficinas de sabão para ensinar as pessoas a fazerem os sabões em barra, em pasta e líquido estão sendo feitas a partir de agendamento pois o objetivo da AGO é que o óleo de cozinha usado não vá parar no meio ambiente. As oficinas já foram realizadas no CRAS I – Pequi, CRAS da Colônia no assentamento do MLT, bairro Arnaldão do Programa Minha Casa Minha Vida em parceria com a Secretaria de Assistência Social, IFBA e, escolas da rede municipal. A associação está disponível para levar a oficina de sabão. Basta fazer o agendamento. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone: (73) 98136-9393.

Projeto de Geração de Emprego e Renda

Em torno de 70 famílias de Itabuna, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Eunápolis, zona rural de Eunápolis e Itamaraju recebem os produtos produzidos pela AGO e revendem conseguindo melhorar a renda delas e ter um pensamento diferenciado com relação ao meio ambiente.

ASCOM

JC JUNIOR

AGO Associação Gota do Óleo

(73) 98136-9393

agosustentabilidade@gmail.com

Comentários

Comentários