Ligue-se a nós

NOTÍCIA GERAL

Em Eunápolis, webinários trazem importantes conteúdos sobre a educação em tempos de pandemia

Publicado

no

Em Eunápolis, webinários trazem importantes conteúdos sobre a educação em tempos de pandemia 18

Assuntos relevantes para a comunidade e sociedade vão até sexta, 26

Sob o tema “Família, escola, comunidade: sintonia na pandemia” aconteceu na manhã de ontem, 22, o segundo webinário promovido pela Prefeitura de Eunápolis, por meio da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece). Por questão de natureza técnico-operacional, a psicopedagoga Mônica Maria Souza Ribeiro não pode apresentar o painel. Assim, ela foi substituída pelo também psicopedagogo Wanderson Lopes e a professora Rose Windson.

Wanderson Lopes falou sobre o marco da Constituição Nacional que contempla no cenário da educação a gestão democrática de ensino, viabilizando uma escola com participação de pais, alunos e outras representações da sociedade. Lopes falou da força da sociedade eunapolitana em suas representações na permanente busca por uma educação de qualidade e discorreu sobre o interesse e sensibilidade da prefeita e sua grande boa vontade no retorno das aulas.

Já a professora Rose Windson comentou sobre a complexidade da vida nesse momento de pandemia e como gestores, professores, pais e comunidade podem contribuir para que os alunos sejam acolhidos da melhor forma possível pelas escolas nesses tempos de exceção. Rose ainda explanou sobre pesquisas referentes às crianças e o crescimento da depressão infantil com o isolamento social, que acabou promovendo o inevitável distanciamento do aluno em relação a escola.

O webinário, apresentado e mediado pela secretária, Catia Sampaio, expôs sobre os requisitos mínimos para o bom atendimento ao aluno e de todo empenho das equipes administrativa e pedagógica da Smece para um serviço eficaz, justo e igualitário a todos os discentes da rede de ensino municipal. A secretária comentou sobre as pesquisas em torno de uma plataforma que seja eficiente e prática para manuseio de estudantes e mestres. Ela falou ainda sobre a expectativa para o início das aulas, previsto para 02 de março, mas que tudo depende da evolução da pandemia no estado da Bahia.

Capacitação e extensão dos profissionais da Educação e aproximação de pais e alunos da própria comunidade escolar são pilares da educação de qualidade, argumentou a prefeita Cordélia Torres. “A educação é elemento transformador, logo merece todo cuidado e respeito da gestão”, completou.

A série de webinários prevê mais 2 edições nessa semana. Anteriormente marcado para amanhã, 24, o próximo seminário virtual mudou para quinta-feira, 25, devido a reunião da Secretaria com o Conselho Municipal de Educação (CME). Assim, a psicopedagoga Alesandra Bento dos Anjos trará, nessa nova data, o tema “Inclusão de estudantes, público-alvo da educação especial no contexto da pandemia”. Depois, na sexta, 26 de fevereiro, é a vez do psicopedagogo Alison Ribeiro desenvolve a temática “Ansiedade em tempo de quarentena: possibilidades de prevenção”. Os webinários ocorrem sempre a partir das 10h, e é aberto a toda sociedade eunapolitana, especialmente pais e alunos, e profissionais, conselhos, instituições, associações, estabelecimentos e sindicatos ligados à Educação. Para acompanhar, basta acessar o canal do Youtube da Secretaria.

Sucom – Prefeitura de Eunápolis.

Anúncio

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Previsão do Tempo