Superintendente regional informou que já foi iniciada a fundação da nova ponte que será construída ao lado da atual
O tráfego sobre a ponte do rio Jequitinhonha, na BR-101, deve ser ampliado para veículos de médio porte antes do Natal. A informação foi confirmada pelo superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Bebeto Alcântara, durante vistoria realizada na quarta-feira (26). O órgão está concluindo o reforço metálico da estrutura, etapa que permitirá aumentar o peso suportado pela travessia, hoje restrita a veículos de até cinco toneladas.
De acordo com o superintendente, a liberação depende da conclusão da obra e de testes que vão definir o limite de carga. Ele explicou que, após finalizar o reforço, equipes técnicas irão aferir a capacidade da ponte para definir a nova tonelagem permitida. Segundo Alcântara, a intenção é liberar o tráfego para ônibus, caminhões toco e caminhões truck ainda em dezembro, como medida para aliviar o fluxo durante as festas de fim de ano.
Bebeto Alcântara também informou que já foi iniciada a fundação da nova ponte que será construída ao lado da atual. Ele destacou que o governo federal adotou uma ação paralela: recuperar a estrutura existente e avançar na construção de uma nova ligação, obra orçada em R$ 104 milhões. O superintendente afirmou que o objetivo é melhorar o conforto dos usuários e reforçar a segurança no trecho.
Desde maio, a passagem está limitada a carros e utilitários de até cinco toneladas por causa dos danos estruturais que levaram à interdição parcial da rodovia. A nova liberação deve reduzir o impacto do desvio superior a 70 quilômetros, grande parte por estrada de terra, que tem aumentado o tempo de viagem e provocado desgaste para motoristas e moradores da região.
As obras de reabilitação da ponte atual e a construção da nova estrutura estão sob responsabilidade da Rivoli Construtora Ltda.
Fonte: radar.news













