Órgão prevê ampliar o tráfego de veículos de carga até o fim do mês
O DNIT iniciou, nesta sexta-feira (16), a instalação de radares de velocidade na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, em Itapebi. A medida integra o reforço da fiscalização no trecho e abre a expectativa de ampliação do tráfego ainda neste mês.
A instalação dos radares ocorre após o início da montagem das balanças, há cerca de uma semana. Com a estrutura completa, o órgão avalia liberar novamente a passagem de carretas com peso bruto total de até 33 toneladas, até o fim do mês.
Desde 24 de dezembro, o tráfego na ponte voltou a sofrer restrições, apenas dois dias após a ampliação do fluxo. Segundo o DNIT, a decisão foi tomada devido ao descumprimento da sinalização e das orientações de uso, com registro de excesso de peso e desrespeito ao limite de 30 km/h.
Atualmente, estão autorizados apenas veículos leves, vans, micro-ônibus, ônibus e caminhões com até dois eixos, carregados ou vazios. Os demais veículos seguem obrigados a utilizar o desvio pela área da Veracel.
O impasse no trecho se arrasta desde maio do ano passado. Paralelamente, uma nova ponte está sendo construída ao lado da estrutura atual. As obras já avançaram para a etapa de fundação, mas ainda não há prazo definido para conclusão.
PROTESTO DE CAMINHONEIROS
Há cerca de dez dias, um grupo de caminhoneiros bloqueou a BR-101, no trecho da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, por mais de seis horas. A interdição foi um protesto contra as restrições impostas ao tráfego e teve como principal reivindicação a liberação da passagem de veículos de carga pelo local.
Fonte: radar.news












