Ligue-se a nós

Saúde

Anvisa emite alerta sobre 1º registro de “superfungo” no Brasil

Publicado

no

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

Anvisa emite alerta sobre 1º registro de “superfungo” no Brasil 18

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu um alerta sobre a possibilidade do 1º caso de infecção pelo fungo Candida auris (C. auris) no Brasil. O fungo foi identificado em amostra de ponta de cateter de um paciente internado em UTI (unidade de terapia intensiva) num hospital da Bahia. Eis a íntegra do alerta.

A amostra foi analisada e confirmada pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia e pelo Laboratório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Em 2016, a Organização Pan-Americana da Saúde alertou sobre os surtos de Candida auris em serviços de saúde da América Latina e recomendou medidas de prevenção e controle.

A Anvisa informou que o fungo “apresenta resistência a vários medicamentos antifúngicos comumente utilizados para tratar infecções por Candida e que o fungo “pode causar infecção em corrente sanguínea e outras infecções invasivas, podendo ser fatal, principalmente em pacientes com comorbidades”. Além disso, Candida auris permanece “por longos períodos no ambiente e apresenta resistência a diversos desinfetantes”.

Uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde da Bahia e da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador visitou o hospital para averiguar se as medidas de controle e de prevenção, emitidas pela Anvisa, foram cumpridas. A agência pede para que todos os serviços de saúde do país reforcem a vigilância e, em suspeita ou confirmação de qualquer ocorrência, sigam imediatamente as recomendações previstas.

Fonte:  msn.com/

Anúncio

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Previsão do Tempo

Publicidade