Ligue-se a nós

Saúde

Anvisa emite alerta sobre 1º registro de “superfungo” no Brasil

Publicado

no

Anvisa emite alerta sobre 1º registro de “superfungo” no Brasil 18

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu um alerta sobre a possibilidade do 1º caso de infecção pelo fungo Candida auris (C. auris) no Brasil. O fungo foi identificado em amostra de ponta de cateter de um paciente internado em UTI (unidade de terapia intensiva) num hospital da Bahia. Eis a íntegra do alerta.

A amostra foi analisada e confirmada pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia e pelo Laboratório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Em 2016, a Organização Pan-Americana da Saúde alertou sobre os surtos de Candida auris em serviços de saúde da América Latina e recomendou medidas de prevenção e controle.

A Anvisa informou que o fungo “apresenta resistência a vários medicamentos antifúngicos comumente utilizados para tratar infecções por Candida e que o fungo “pode causar infecção em corrente sanguínea e outras infecções invasivas, podendo ser fatal, principalmente em pacientes com comorbidades”. Além disso, Candida auris permanece “por longos períodos no ambiente e apresenta resistência a diversos desinfetantes”.

Uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde da Bahia e da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador visitou o hospital para averiguar se as medidas de controle e de prevenção, emitidas pela Anvisa, foram cumpridas. A agência pede para que todos os serviços de saúde do país reforcem a vigilância e, em suspeita ou confirmação de qualquer ocorrência, sigam imediatamente as recomendações previstas.

Fonte:  msn.com/

Anúncio

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Previsão do Tempo