Economia
Aneel anuncia bandeira verde na conta de luz em maio
Publicado
2 meses atrásno
Por
Vagner Meneses
Brasília – O consumo de energia elétrica no país fechou os primeiros três meses do ano com queda acumulada de 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Não haverá cobrança extra na conta de energia
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou hoje (29), em Brasília, que a bandeira tarifária de maio será verde para todos consumidores do Sistema Interligado Nacional, que abrange a maior parte do país. Assim, não haverá cobrança extra na conta de luz, segundo a agência.
Segundo a Aneel, devido às condições favoráveis de geração de energia, é a primeira bandeira verde anunciada para todos os consumidores desde o fim do período de escassez hídrica, que vigorou entre setembro de 2021 e abril deste ano.
Custo real
Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico (GSF, na sigla em inglês) e o preço da energia (PLD).
As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira. As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior e a verde, o menor.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br/
PUBLICIDADE

Porto Seguro: Vistoria ambiental encontra cães em local insalubre

Léo Santana é atração confirmada do “São João se Encontra com Pedrão

PT destinará R$ 130 milhões para campanha presidencial de Lula

A Prefeitura de Porto Seguro realizou, no dia 28/06, o Fórum Municipal Sobre a Comunidade LGBTQIA+.

Instagram mostrará quem visitou seu perfil? Entenda

Público se emociona com grandes shows na abertura do São João Se Encontra com Pedrão em Eunápolis

A primeira noite do D-day do Ícaro do HOT iniciou com tudo

Bonde do Forró e Lelinho Alves animam a 2ª noite do VII Fest Vinhático

Prefeita encaminha projeto de lei à Câmara com benefícios para plano de carreira dos agentes de saúde e endemias

Encerramento do B-day do Ícaro do Hot foi com chave de ouro

SÃO JOÃO DE PORTO SEGURO ATRAI MULTIDÃO!

Robério e Seus Teclados é destaque na primeira noite do VII Fest Vinhático

Ideia de hotel voador para 5.000 pessoas e que nunca pousaria chama a atenção da internet

Montagem da megaestrutura do “São João se Encontra com Pedrão” está em fase de finalização

Do forró à MPB no paredão: conheça as releituras de Japãozin

Juiz indefere pedido do MPBa e ´São João se Encontra com Pedrão` está mantido em Eunápolis

“Arraiá da Vacinação” imuniza cerca de 1.400 pessoas contra a Covid-19 em Eunápolis
