A NOVA SANITA DA NASA CUSTA QUASE 20 MILHÕES DE EUROS

PUBLICIDADE
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

A NOVA SANITA DA NASA CUSTA QUASE 20 MILHÕES DE EUROS 1

Equipamento adapta-se melhor à utilização por parte das mulheres

Publicidade

A nova sanita da NASA pesa 45 quilos e mede 70 centímetros, mas é outro número que está a chamar a atenção. A produção do equipamento custou 23 milhões de dólares (cerca de 19,5 milhões de euros), sendo a primeira sanita a ser enviada para a Estação Espacial Internacional em vários anos.

O objetivo da agência espacial passa por fazer alguns testes ao equipamento, que pode entrar já nas próximas missões se for aprovado daqui a alguns meses.

É 65% mais pequena, tem metade do peso da sua antecessora e deve ser incluída nas cápsulas Orion, que se espera que cheguem à Lua nos próximos anos.

A astronauta Jessica Meir decidiu fazer um vídeo para esclarecer algumas das maiores dúvidas e curiosidades sobre a utilização de uma casa de banho no espaço.

Uma das novidades desta nova sanita é a maior adaptabilidade para a utilização da sanita por parte de mulheres.

Outra das novidades é a menor massa do equipamento, que também vai ter uma melhoria no sistema de tratamento da urina, que vai passar a ser processada de forma mais segura pelos sistemas de reciclagem a bordo.

A astronauta Shannon Walker reconhece as melhorias que esta sanita traz, mesmo que as mudanças sejam subtis. A mulher faz parte da próxima tripulação da SpaceX, que deverá partir a 31 de outubro.

A última vez que a NASA encomendou uma sanita foi no início dos anos 90, num equipamento que se destinava a missões de duas semanas. Recorde-se que, atualmente, os astronautas costumam ficar cerca de seis meses na Estação Espacial Internacional.

Entenda um pouco melhor a mecânica o equipamento.

Fonte: https://tvi24.iol.pt/


COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

Comentários

Comentários