Close Menu
Queagito.com
  • HOME
  • COBERTURAS
  • AGENDA
  • NOTÍCIAS GERAIS
  • CIDADES
    • BELMONTE
    • CABRÁLIA
    • CAMACÃ
    • CANAVIEIRAS
    • EUNÁPOLIS
    • GUARATINGA
    • ILHÉUS
    • ITABELA
    • ITAGIMIRIM
    • ITAMARAJU
    • ITAPEBI
    • PAU BRASIL
    • PORTO SEGURO
    • SALTO DA DIVISA
    • SALVADOR
    • SANTA LUZIA
    • TEIXEIRA DE FREITAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot
Prefeitura de Eunápolis moderniza sinalização viária e amplia segurança para motoristas e pedestres 1

Prefeitura de Eunápolis moderniza sinalização viária e amplia segurança para motoristas e pedestres

10 de junho de 2026
Arraiá da Frida reúne Babado Novo, Cheiro de Amor e Vina Calmon em noite de celebração para clientes e colaboradores 2

Arraiá da Frida reúne Babado Novo, Cheiro de Amor e Vina Calmon em noite de celebração para clientes e colaboradores

10 de junho de 2026
Porto Seguro: Prefeitura se manifesta sobre acidentes no Semi-Anel Viário 3

Porto Seguro: Prefeitura se manifesta sobre acidentes no Semi-Anel Viário

10 de junho de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube TikTok Telegram
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube TikTok Telegram
  • Política de Cookies
  • Fale Conosco
CNPJ: 64.884.270/0001-95
Queagito.com
  • HOME
  • COBERTURAS
  • AGENDA
  • NOTÍCIAS GERAIS
  • CIDADES
    • BELMONTE
    • CABRÁLIA
    • CAMACÃ
    • CANAVIEIRAS
    • EUNÁPOLIS
    • GUARATINGA
    • ILHÉUS
    • ITABELA
    • ITAGIMIRIM
    • ITAMARAJU
    • ITAPEBI
    • PAU BRASIL
    • PORTO SEGURO
    • SALTO DA DIVISA
    • SALVADOR
    • SANTA LUZIA
    • TEIXEIRA DE FREITAS
Queagito.com
Saúde

Quer viver mais? Consuma três porções de cereais integrais ao dia

Vagner MenesesBy Vagner Meneses15 de junho de 20162 Mins Read
Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Quer viver mais? Consuma três porções de cereais integrais ao dia 4
Share
Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Estudo de Harvard mostrou que consumir três porções diárias de cereais integrais reduz o risco de morte em 20%

Quer viver mais? Consuma três porções de cereais integrais ao dia 5

Manter uma dieta rica em cereais integrais aumenta a longevidade. De acordo com um estudo publicado esta semana no periódico científico Circulation, ingerir três porções diárias destes alimentos reduz em 20% o risco de morte em geral.

Para chegar a esta conclusão, pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, analisaram os resultados de 12 estudos realizados entre 1970 e 2010 nos Estados Unidos, na Grã-Bretanha e nos países escandinavos, envolvendo 786.076 participantes. Destes, 23.597 morreram por doenças cardiovasculares e 37.492 por câncer.

Os resultados mostraram que o consumo de uma porção diária – 16 gramas – de cereais integrais reduzia o risco de morte em geral em 7%, a probabilidade de morte por doença cardíaca em 9% e por câncer em 5%.

Ao aumentar o consumo destes alimentos para três porções diárias, ou o equivalente a 48 gramas, o risco de morte em geral caiu cerca de 20%. A probabilidade de morte por doenças cardiovasculares diminuiu em 25% e o risco de morte associada ao câncer em 15%.

“Estes resultados apoiam ainda mais as orientações alimentares atuais, que recomendam pelo menos três porções diárias (ou 48 gramas) de grãos integrais para evitar a morte prematura”, disse Qi Sun, do Departamento de Nutrição da Universidade de Harvard e um dos autores do estudo.

Os cereais integrais estão nos alimentos como trigo aveia e quinoa. Por serem menos processadores, contêm fibras que podem melhorar os níveis de colesterol, diminuir o nível de açúcar no sangue, dar uma sensação de saciedade duradoura, além de diminuir o risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral, obesidade e diabetes tipo 2. Os grãos integrais também fornecem nutrientes como vitamina B e minerais não encontrados em produtos refinados.

O pesquisador alertou também para os riscos associados às dietas com baixa ingestão de carboidratos. Segundo ele, elas deveriam ser “adotadas com cautela” porque, ao eliminarem a ingestão de qualquer carboidrato, incluindo os grãos integrais, também estão deixando receber os benefícios associados a estes alimentos. O que possivelmente aumenta o risco de doenças cardiovasculares e de morte em geral.

Atualmente, a Associação Americana do Coração recomenda uma dieta rica em frutas e legumes — ao menos a metade dos grãos ingeridos deve ser integral.

cereais integrais SAÚDE viver
Share. Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Posts Relacionados

Você sente um cansaço que não passa durante ou após o ciclo menstrual? Entenda o que pode ser 6
MANCHETES DO DIA 9 de junho de 2026

Você sente um cansaço que não passa durante ou após o ciclo menstrual? Entenda o que pode ser

Iluminação da cidade pode estar piorando sua alergia; entenda 7
Saúde 5 de junho de 2026

Iluminação da cidade pode estar piorando sua alergia; entenda

Anvisa anuncia recolhimento voluntário de lote da água Crystal sem gás 8
Saúde 3 de junho de 2026

Anvisa anuncia recolhimento voluntário de lote da água Crystal sem gás

Prefeitura de Eunápolis inicia mutirão inédito para tratamento de varizes que beneficiará mais de 600 pacientes 9
Eunápolis 30 de maio de 2026

Prefeitura de Eunápolis inicia mutirão inédito para tratamento de varizes que beneficiará mais de 600 pacientes

Dores menstruais tiram das aulas 4 em cada 10 alunas no país 10
Saúde 28 de maio de 2026

Dores menstruais tiram das aulas 4 em cada 10 alunas no país

Prefeitura de Eunápolis recebe equipamentos e veículos para fortalecer a rede municipal de saúde 11
Destaque 27 de maio de 2026

Prefeitura de Eunápolis recebe equipamentos e veículos para fortalecer a rede municipal de saúde

Publicidade
Queagito Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • TikTok
  • Telegram
Publicidade

Eventos Agendados

jun 6
junho 6 - julho 4

Cavalgada do Batom 2026 – Frei Gaspar-MG

jun 18
junho 18 - junho 22

FestSol Itororó 2026

jun 19
junho 19 - junho 29

São João de Porto Seguro 2026

Ver Calendário
Previsão do Tempo
© 2026 Que Agito - Todos os direitos reservados - CNPJ: 64.884.270/0001-95
  • Fale Conosco
  • Política de Cookies

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

Este Site usa Cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com os termos e Politicas do Site.. Saiba Mais...ACEITAR
Política de Privacidade e Cookies

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Desses cookies, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. A desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessary
Sempre ativado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para que o site funcione corretamente. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Non-necessary
Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes da execução desses cookies no seu site.
SALVAR E ACEITAR