Análises laboratoriais confirmaram a presença de bactérias fecais na água da fonte às margens da BA-283; Vigilância Sanitária isolou o local e orienta população a buscar fontes seguras.
Na quinta-feira (30/10/2025), a Vigilância Sanitária de Guaratinga isolou a fonte de água localizada às margens da BA-283, próximo à Escadinha. O local era bastante procurado por moradores para consumo, mas análises laboratoriais confirmaram a contaminação da água.
“Havia uma preocupação da Prefeitura, porque muitas pessoas procuravam essa fonte para consumo de água, e a gente quis saber a qualidade dessa água. Então fizemos a coleta, enviamos para o laboratório, que constatou a contaminação por coliformes fecais e a presença de Escherichia coli.” Disse Alandions, Coord. da Vigilância Sanitária de Guaratinga.

Com a confirmação da contaminação, a fonte foi interditada e sinalizada como imprópria para o consumo humano.
“Nesse período, também fizemos a contraprova. Após quatro amostras, confirmou-se a presença de Escherichia coli e a contaminação por coliformes fecais. Hoje viemos aqui interditar a fonte e informar a população, buscando preservar a saúde pública.” Contou Alan.
Segundo a Vigilância, a contaminação pode ter sido causada por fatores ambientais e presença de animais no entorno.

“A fonte foi construída em um local muito aberto, com presença de mato e animais. Também há plantações de eucalipto e café nas proximidades, o que pode contribuir com contaminação por agrotóxicos.”
Além dessa nascente, outras duas fontes rurais analisadas pela equipe receberam laudos positivos, liberadas para o consumo humano.
“A gente tem outras duas fontes conhecidas: no Sítio Dois Irmãos e na Fazenda de Jorge Costa. Essas deram boas, e a gente orienta a população a procurar uma delas.”
No Sítio Dois Irmãos, o sócio-proprietário comemorou o resultado e reforçou o pedido para que as pessoas cuidem do espaço.
“Essa notícia é uma maravilha. A gente fez essa água pensando na comunidade. Só peço que cuidem e não desperdicem. Tem muita gente que precisa. Água é vida.” Comemorou Joselito Malaquias.
Com capacidade para oito mil litros, a fonte do Sítio Dois irmãos segue abastecendo moradores e trabalhadores da região.
“Faz três meses que pego água aqui. Hoje levo 50 litros pra minha mãe, que mora em Guaratinga. Graças a Deus é uma água boa, saudável pra gente.” Explicou o Vaqueiro, Edilson Alves.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a água da nascente na BA-283 não deve ser consumida nem utilizada para preparo de alimentos. A recomendação é buscar fontes seguras e tratadas.
Fonte: furo31.com













