Close Menu
Queagito.com
  • HOME
  • COBERTURAS
  • AGENDA
  • NOTÍCIAS GERAIS
  • CIDADES
    • BELMONTE
    • CABRÁLIA
    • CAMACÃ
    • CANAVIEIRAS
    • EUNÁPOLIS
    • GUARATINGA
    • ILHÉUS
    • ITABELA
    • ITAGIMIRIM
    • ITAMARAJU
    • ITAPEBI
    • PAU BRASIL
    • PORTO SEGURO
    • SALTO DA DIVISA
    • SALVADOR
    • SANTA LUZIA
    • TEIXEIRA DE FREITAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot
AEE realiza confraternização e celebra avanços da Educação Inclusiva em Itagimirim 1

AEE realiza confraternização e celebra avanços da Educação Inclusiva em Itagimirim

4 de dezembro de 2025
Prefeitura de Eunápolis realiza Copa de Ginástica Rítmica neste domingo (7) 2

Prefeitura de Eunápolis realiza Copa de Ginástica Rítmica neste domingo (7)

4 de dezembro de 2025
AINVIC apresenta à SDE projeto ‘Casa da Indústria Vitória da Conquista’ 3

AINVIC apresenta à SDE projeto ‘Casa da Indústria Vitória da Conquista’

4 de dezembro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube TikTok Telegram
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube TikTok Telegram
  • Política de Cookies
  • Fale Conosco
CNPJ: 12.054.600/0001-11
Queagito.com
  • HOME
  • COBERTURAS
  • AGENDA
  • NOTÍCIAS GERAIS
  • CIDADES
    • BELMONTE
    • CABRÁLIA
    • CAMACÃ
    • CANAVIEIRAS
    • EUNÁPOLIS
    • GUARATINGA
    • ILHÉUS
    • ITABELA
    • ITAGIMIRIM
    • ITAMARAJU
    • ITAPEBI
    • PAU BRASIL
    • PORTO SEGURO
    • SALTO DA DIVISA
    • SALVADOR
    • SANTA LUZIA
    • TEIXEIRA DE FREITAS
Queagito.com
Noticias Regionais

Após Trapalhões e Chacrinha, Globo fará versão do Sítio do Picapau Amarelo

Vagner MenesesBy Vagner Meneses26 de setembro de 20166 Mins Read
Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Após Trapalhões e Chacrinha, Globo fará versão do Sítio do Picapau Amarelo 4
Share
Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Após Trapalhões e Chacrinha, Globo fará versão do Sítio do Picapau Amarelo 5

O elenco da última versão do Sítio do Picapau Amarelo, que terminou em 2007 na Globo.

A Globo vai produzir no ano que vem uma nova edição do programa infantojuvenil Sítio do Picapau Amarelo. Será a sétima versão desse clássico da televisão brasileira, a terceira na emissora. A produção deverá ser exibida logo após os remakes de Os Trapalhões e do Cassino do Chacrinha. A ideia da Globo é criar uma faixa de “revivals” nas tardes de domingo, realizando versões as mais fiéis possíveis de atrações que fizeram grande sucesso nas últimas cinco décadas.

A faixa foi encomendada pela cúpula da rede após a boa audiência do remake da Escolinha do Professor Raimundo, no final do ano passado. O humorístico aumentou o ibope da emissora em 50% e ganhou uma segunda temporada, com o dobro de episódios (15), no ar a partir de 16 de outubro. A Escolinha será substituída em janeiro por The Voice Kids. Em abril, o horário será ocupado por Os Trapalhões ou Chacrinha e depois pelo novo Sítio do Picapau Amarelo.

Após Trapalhões e Chacrinha, Globo fará versão do Sítio do Picapau Amarelo 6

Os três projetos estão sendo tocados por Ricardo Waddington, diretor de gênero da Globo, responsável por programas como o Domingão do Faustão e Altas Horas. Serão produzidos em parceira com o Viva, canal pago do Grupo Globo. A nova edição de Os Trapalhões, programa originalmente exibido pela emissora entre 1977 e 1995, já está sendo roteirizada. O novo Chacrinha já tem um intérprete, o ator Stepan Nercessian, que viveu Abelardo Barbosa (1917-1988) em musical nos teatros.

A Globo ainda não definiu detalhes da nova versão do Sítio do Picapau Amarelo, mas a tendência é que seja próxima da obra original de Monteiro Lobato (1888-1948), ambientada em um sítio frequentado por personagens fantásticos (como uma boneca de pano e um sabugo de milho que ganham vida), folclóricos (Cuca, Saci-Pererê, Curupira) e mitológicos (Minotauro, Hércules).

Confira a seguir como foram as cinco versões já realizadas do Sítio do Picapau Amarelo:

Após Trapalhões e Chacrinha, Globo fará versão do Sítio do Picapau Amarelo 7

Tia Nastácia, Pedrinho, Narizinho e Emília na primeira versão do Sítio do Picapau Amarelo

TV Tupi, 1952
O Sítio do Picapau Amarelo foi um dos primeiros programas infantis da história da TV brasileira. A primeira versão estreou na TV Tupi em junho de 1952, apenas dois anos depois da inauguração da primeira emissora brasileira. Após escrever uma tese sobre a importância do teatro infantil, o psiquiatra Julio Gouveia foi convidado a adaptar a obra de Monteiro Lobato para a televisão. O programa era semanal, ao vivo e tinha apenas um cenário, a varanda do sítio de Dona Benta. Mesmo assim, teve 360 episódios até 1962 _no ano seguinte, muitos foram reencenados. Ao longo dos anos, vários atores fizeram os papéis principais: Pedrinho foi interpretado por quatro pessoas diferentes, assim como Dona Benta e Visconde de Sabugosa. Foi a primeira atração da TV a ter merchandising, inserido nos diálogos entre os personagens.

Após Trapalhões e Chacrinha, Globo fará versão do Sítio do Picapau Amarelo 8

O elenco principal da versão da TV Cultura do Sítio do Picapau Amarelo, que durou seis meses

TV Cultura, 1964
Julio Gouveia se afastou da produção do Sítio em 1962, mas dois anos depois as histórias foram reaproveitadas pela TV Cultura em uma nova produção. Dessa vez, o programa foi comandado por Lúcia Lambertini, que também interpretava a personagem Emília. Mas, após seis meses no ar, a versão não conquistou o público e fracassou na Cultura.

Após Trapalhões e Chacrinha, Globo fará versão do Sítio do Picapau Amarelo 9

Os atores Zodja Pereira e Ewerton de Castro na versão de 1967 do Sítio do Picapau Amarelo

TV Bandeirantes, 1967
Três anos depois, a Band trouxe o Sítio do Picapau Amarelo de volta para a TV com Julio Gouveia, a mulher dele, Tatiana Belinky, e o mesmo elenco da Tupi. Pela primeira vez, as cenas foram gravadas em um sítio real, mas o criador não estava satisfeito. Gouveia não gostava de gravar vários takes de um mesmo episódio (que demorava até oito horas para ser realizado) e de ter a história interrompida por intervalos comerciais. O desgosto chegou ao ponto de todo o elenco ser trocado após três meses de gravações. Depois do início conturbado, o Sítio do Picapau Amarelo se estabilizou na Band e ficou no ar até 1969 _foi cancelado por baixa audiência.

Após Trapalhões e Chacrinha, Globo fará versão do Sítio do Picapau Amarelo 10

O elenco do Sítio do Picapau Amarelo na versão de 1977 da Globo, a mais bem-sucedida

Globo, 1977
Com o sucesso dos programas infantis Pluft, O Fantasminha (1975) e Vila Sésamo (1972), a Globo decidiu investir no Sítio do Picapau Amarelo em 1977. A ideia era fazer uma adaptação educativa da obra de Monteiro Lobato, com professores convocados para ajudarem a estruturar o programa e uma equipe de consultores especializados em linguística, ciência, educação, psicologia, pesquisa e sociologia. O programa foi exibido de segunda a sexta, de 1977 a 1986, com mais de 1.500 episódios e direção de Geraldo Casé. Em 1979, foi considerado pela Unesco como um dos melhores programas infantis do mundo.

O Sítio do Picapau Amarelo era gravado em um sítio de verdade na Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro. No elenco, Zilka Salaberry interpretou Dona Benta do início ao fim da série. A atriz ganhou a vaca Mocha, que participava das gravações, quando o programa chegou ao fim. Dorinha Durval e Reny de Oliveira, que interpretavam, respectivamente, Cuca e Emília, foram afastadas e substituídas após se envolverem em polêmicas. Dorinha foi acusada de matar o marido e ficou presa durante seis anos. Já Reny posou nua para a revista Playboy, fazendo strip-tease da fantasia da personagem. Os atores que interpretavam Pedrinho e Narizinho também mudaram ao longo dos anos, por estarem “muito velhos” para os papéis. Tonico Pereira, José Mayer e Maitê Proença também fizeram parte dessa versão.

Após Trapalhões e Chacrinha, Globo fará versão do Sítio do Picapau Amarelo 11

Narizinho, Emília, Pedrinho e Visconde de Sabugosa na temporada de 2001 do Sítio

Globo, 2001
No Dia das Crianças de 2001, a Globo ressuscitou o Sítio do Picapau Amarelo em nova versão, que ia ao ar de segunda a sexta, nas manhãs da emissora. Esse foi o primeiro trabalho de Isabelle Drummond na TV, no papel da boneca Emília. O elenco também contava com os veteranos Nicette Bruno (Dona Benta), Dhu Moraes (Tia Nastácia) e Ary Fontoura (Coronel Teodorico, um personagem recorrente). Como aconteceu nas versões passadas, Pedrinho e Narizinho foram interpretados por quatro atores diferentes.

Nos dois primeiros anos, os episódios contavam histórias dos livros de Monteiro Lobato ao longo de uma semana. A partir de 2003, o programa passou a ter trama independente da literatura original, com duração de meses. Em 2005, o Sítio assumiu o formato de telenovela, com temas como O Preço do Verdadeiro Amor e Entre o Amor e a Promessa. A audiência da atração já estava em decadência quando, em 2007, todo o elenco foi trocado. O público não aceitou bem a mudança, e o Sítio do Picapau Amarelo saiu do ar no mesmo ano.

Fonte: http://noticiasdatv.uol.com.br/

Chacrinha Globo Sítio do Picapau Amarelo Trapalhões TV
Share. Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Posts Relacionados

1ª Feira de Empreendedorismo Agroecológica movimenta a comunidade de Vera Cruz 12
Noticias Regionais 10 de novembro de 2025

1ª Feira de Empreendedorismo Agroecológica movimenta a comunidade de Vera Cruz

Cantor baiano estreia em reality da Globo; conheça Brenno Casagrande 13
Entretenimento 21 de agosto de 2025

Cantor baiano estreia em reality da Globo; conheça Brenno Casagrande

Com fim de contrato da Band, Globo negocia direitos de transmissão da F1 para 2026 14
Esportes 15 de abril de 2025

Com fim de contrato da Band, Globo negocia direitos de transmissão da F1 para 2026

CBF e Globo acertam contrato de exclusividade para transmissão da Supercopa até 2027 15
Esportes 23 de dezembro de 2024

CBF e Globo acertam contrato de exclusividade para transmissão da Supercopa até 2027

Globo quer Silvio Santos em celebração de 60 anos; entenda 16
Entretenimento 10 de junho de 2024

Globo quer Silvio Santos em celebração de 60 anos; entenda

Aline Barros será homenageada na Globo durante o Prêmio Multishow 17
Famosos 2 de novembro de 2023

Aline Barros será homenageada na Globo durante o Prêmio Multishow

Publicidade
Queagito Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • TikTok
  • Telegram
Publicidade

Eventos Agendados

dez 6
O dia inteiro

Pôr do Jau – Porto Seguro-BA

Porto Seguro
dez 27
O dia inteiro

Réveillon Desejos com Durval Lélys – Porto Seguro-BA

Porto Seguro
dez 28
O dia inteiro

Réveillon Desejos com Tardinha do Kevi – Porto Seguro-BA

Porto Seguro
dez 29
O dia inteiro

Theuzinho e Papazoni no Felicitá 2026 – Porto Seguro-BA

Porto Seguro
dez 31
O dia inteiro

Réveillon Desejos com Felipe Araújo e Rubynho – Porto Seguro-BA

Porto Seguro
Ver Calendário
Previsão do Tempo
© 2025 Que Agito - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.054.600/0001-11
  • Fale Conosco
  • Política de Cookies

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

Este Site usa Cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com os termos e Politicas do Site.. Saiba Mais...ACEITAR
Política de Privacidade e Cookies

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Desses cookies, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. A desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessary
Sempre ativado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para que o site funcione corretamente. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Non-necessary
Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes da execução desses cookies no seu site.
SALVAR E ACEITAR