Ligue-se a nós

Tecnologia

10 funções do cabo OTG que você precisa conhecer

Publicado

no

10 funções do cabo OTG que você precisa conhecer 28

USB On-The-Go (também conhecido como OTG) é, certamente, um recurso bastante interessante que os usuários de dispositivos móveis dispõem. Com ele, é possível permitir a conexão de celulares e tablets com outros dispositivos USB, especialmente de armazenamento externo, como pen drives, cartões SD e outras tecnologias.

O que é OTG

Como dito acima, a tecnologia OTG (On-The-Go) é um padrão de cabos que permite que dispositivos sejam conectados entre si. Em uma das pontas de um cabo deste tipo está a entrada do celular, que pode ser micro-USB ou USB-C. Na outra, geralmente, é possível encontrar a USB-A, por onde são realizadas as conexões USB.

10 funções do cabo OTG que você precisa conhecer 29

Atualmente, a maioria dos celulares já são compatíveis com a tecnologia e, através dela, o seu dispositivo funcionará como um host, permitindo administrar outras unidades USB. Desta maneira, é possível utilizar outros periféricos, como unidades de armazenamento, impressoras, instrumentos musicais e muito mais.

No entanto, estas não são as únicas funções que um cabo deste tipo oferece. Abaixo, você pode conferir uma lista com 10 funções que você pode realizar com o seu cabo OTG!

1. Carregar outros celulares

Com um cabo OTG, uma das funcionalidades é poder carregar outros celulares, em caso de necessidade. Como os celulares carregam através da entrada USB, fica fácil drenar a energia de um e transferir para outro. E, outro ponto positivo, é que esta conexão ainda é capaz de transferir arquivos entre os dois dispositivos, sem a necessidade do Bluetooth ou de plataformas da nuvem.

2. Conectar controles de videogame

Ultimamente, vem crescendo consideravelmente a quantidade de pessoas que têm jogado jogos através dos seus celulares. Se você possui um controle de PC com entrada USB, pode conectá-lo no cabo OTG e utilizá-lo no seu celular sem problema.

10 funções do cabo OTG que você precisa conhecer 30

Para mais informações sobre como conectar um controle com o seu celular, confira nosso tutorial abaixo:

3. Conectar mouse e teclado

Nos dias atuais, muitos usuários acabaram abandonando os PCs (desktops ou notebooks) e migraram exclusivamente para os dispositivos móveis. Porém, com o cabo OTG é possível quase transformá-los em um PC, conectando um mouse e um teclado.

10 funções do cabo OTG que você precisa conhecer 31

Esta opção ainda funciona caso você esteja tendo alguns problemas com o touch do seu celular. Porém, se você enfrenta problemas no touch, recomendamos que você utilize o nosso tutorial abaixo:

4. Conectar outros dispositivos USB

Se você pretende aumentar o espaço interno do seu celular ou transferir dados de unidades de armazenamento sem precisar do intermédio de um PC, esta é outra utilidade do cabo OTG. Com ele, você pode conectar microSD, pen drives, HDs externos e realizar este tipo de transferência.

10 funções do cabo OTG que você precisa conhecer 32

5. Conectar uma impressora

Existem inúmeros modelos de impressoras que conseguem se conectar com os celulares através do Wi-Fi, porém, nem todos os usuários possuem esta tecnologia. Por isso, com um cabo OTG, você pode conectar o seu celular com a impressora e fazer suas impressões.

6. Conectar cabo de rede

Wi-Fi é a opção mais utilizada para conexão de celulares e tablets à internet. Mas, se você enfrentou algum problema com a rede móvel, saiba que, com o cabo OTG, pode usar um adaptador para realizar uma conexão cabeada (Ethernet/LAN) diretamente em seu dispositivo.

7. Conectar uma câmera

Transferir fotos de uma câmera digital para um celular pode ser um trabalho árduo. Dependendo do modelo, deve-se transferir para o computador, para, aí sim, movê-las para o celular. No entanto, com o cabo OTG, os usuários podem fazer a transferência diretamente para o celular.

Ainda é possível encontrar modelos de câmera que possuem apps que permitem que os usuários controlem algumas funções diretamente pelo celular, como ISO, abertura, velocidade do obturador e mais.

8. Conectar placas de som

Precisa conectar mais que um fone de ouvido ou microfone no seu celular? Se você possui uma placa de som com entrada USB, pode conectá-la diretamente ao cabo OTG e até mesmo usar apps para transformar o seu celular em uma mesa de som.

9. Conectar microfones

Apesar de placas de som serem bastante interessantes, alguns microfones de alta qualidade e mais profissionais não possuem necessariamente uma entrada P2, mas sim uma entrada USB. Para conectar ete tipo de microfone ao seu celular, você pode utilizar o cabo OTG.

10 funções do cabo OTG que você precisa conhecer 33

10. Conectar instrumentos musicais

Além de gravar voz e dividir as saídas de áudio, você também pode conectar no seu celular instrumentos musicais com entrada MIDI usando o cabo OTG. Alguns apps como Walk Band (Android) ou Garage Band (iOS) possuem suporte a teclados e microfones externos.

Cabos OTG não são itens caros, e ainda permitem muitas outras funções além das citadas acima, justamente pela sua conexão via USB. Mas, fique atento, somente pelo fato de um dispositivo ter uma entrada USB, não significa necessariamente que ele vá conseguir se comunicar com o seu celular.

Agora que você está um pouco mais familiarizado com algumas funções do USB OTG, pode tirar um maior proveito do seu cabo. E, se você utiliza um, deixe nos comentários a sua opinião!

Fonte: HackernoonBeebom,canaltech.com.br/

Anúncio

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Previsão do Tempo