Ligue-se a nós

Eunápolis

Monitoramento de bacias hidrográficas feito pela Veracel alia proteção do meio ambiente e eficiência

Publicado

no

Monitoramento de bacias hidrográficas feito pela Veracel alia proteção do meio ambiente e eficiência 18

Em 16 anos, não foram identificados, na microbacia com manejo de floresta plantada, efeitos significativos do manejo florestal na quantidade ou na qualidade da água, em relação ao observado na microbacia de área natural. O resultado é um ótimo indicador de que o manejo sustentável de florestas da Veracel está ocorrendo de forma efetiva, preservando o solo, prevenindo erosões e respeitando as áreas de preservação.

Eunápolis, 21 de março de 2023 – O Dia Mundial da Água, celebrado na data de hoje, foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), como forma de ampliar a discussão sobre a importância desse elemento e sobre os riscos de sua escassez, que se tornam cada dia maiores. Para além da reflexão, a oportunidade incentiva a valorização de exemplos positivos no tratamento dos recursos hídricos.

A Veracel Celulose, empresa localizada na região sul da Bahia, reúne um conjunto de boas práticas com relação ao uso da água, em diferentes etapas de sua produção. Entre essas iniciativas, a empresa realiza, há 16 anos, o monitoramento de microbacias hidrográficas representativas em sua área de atuação. Isso permite avaliar a qualidade do manejo florestal realizado pela Veracel, com a produção de eucaliptos para a produção de celulose, sobre a quantidade e a qualidade da água.

Esse monitoramento é realizado pela equipe técnica da Veracel em parceria com o Programa Cooperativo de Monitoramento e Modelagem em Microbacias Hidrográficas (PROMAB), um programa cooperativo entre empresas do setor florestal que monitora diversas microbacias localizadas no Brasil e no Uruguai. Desde o início dos mapeamentos, em 2005, os resultados não evidenciaram efeitos significativos aos cursos d’água monitorados, tanto em quantidade, como em qualidade da água.

O resultado é um ótimo indicador de que o manejo sustentável de florestas da Veracel está ocorrendo de forma efetiva, preservando o solo, prevenindo erosões e respeitando as áreas de preservação. As quatro microbacias monitoradas pela empresa representam 83% das unidades hidrológicas sob influência do manejo de florestas plantadas de eucalipto da Veracel.

“Essa iniciativa da empresa demonstra que, com investimento, é possível aliar a produtividade à proteção ambiental”, afirma Beatriz Gonsalez, Analista de Ecofisiologia e Hidrologia da companhia. “O monitoramento contribui para a produção de florestas de eucalipto equilibradas com a disponibilidade de recursos naturais”, complementa a analista. “A partir dele, podemos identificar se, em algum momento, o manejo atual deverá sofrer alterações. Isso permite manter a sustentabilidade da produção de florestas em nossa região, considerando possíveis alterações climáticas e mudanças no uso do solo”, destaca Gonsalez.

De maneira indireta, o monitoramento contribui para a preservação da flora e da fauna nativa, pois, a partir dos dados obtidos, é possível assegurar que estão preservados os cursos d’água que fazem parte do ecossistema de diversas espécies.

O trabalho de monitoramento também contempla prevenção. Em parceria com o PROMAB, foi desenvolvido um índice de resiliência hidrológica para sinalizar quais trechos, em toda a extensão de atuação da Veracel, estão sob maior pressão de manejo, em função de características específicas de solo, relevo, ocupação por vegetação nativa e disponibilidade hídrica, por exemplo. “Dessa forma, podemos direcionar ações, de forma antecipada, para esses locais de maior sensibilidade hidrológica. Isso evita que, em condições adversas, o manejo exerça pressão indesejada sobre os recursos hídricos”, complementa a analista.

Redução do uso de água na produção industrial

Como resultado de diferentes iniciativas, o ano de 2022 registrou uma conquista histórica para a produção industrial da Veracel: menor índice médio anual de uso de água de sua história. O valor foi de 20,5 m³/tsa, ou seja, 20,5 metros cúbicos de água por tonelada de celulose produzida. Nos anos anteriores, o melhor resultado havia sido 22,2 m3/tsa. Ao longo dos últimos cinco anos, a empresa reduziu em 18% o uso médio específico de água da fábrica.

Para os anos seguintes, a meta da companhia é reduzir o uso específico de água para valores abaixo de 18 m³/tsa. Entre algumas das medidas já contempladas nos últimos anos, a Veracel passou a trabalhar na automatização de tanques para evitar o transbordo de líquido, além de instalar novos alarmes nos painéis de controle para aprimorar o controle e uso de água, e de implementar ferramentas de gestão online de controle do uso.

Sobre a Veracel

A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território. O ranking Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar do Brasil pelo 5º ano consecutivo.

Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro.

Fonte: Ascom Veracel Celulose

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Eventos Agendados

Previsão do Tempo

Todos os direitos reservados © 2009-2023 - Que Agito. CNPJ:12.054.600/0001-11
Site desenvolvido por Júnior Tavares

Share via