Destaque
Aneel aprova volta do corte de energia por inadimplência na pandemia a partir de 1º de agosto
Publicado
6 meses atrásno
Por
Vagner MenesesAs distribuidoras poderão voltar a cortar a energia de consumidores que deixarem de pagar suas contas a partir de 1º de agosto. Apenas usuários enquadrados no programa Tarifa Social, destinado a famílias de baixa renda, terão o fornecimento mantido até o fim do ano mesmo que não consigam arcar com as faturas. A decisão é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a declaração da pandemia do novo coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Aneel havia aprovado, temporariamente, a proibição de cortes por falta de pagamento entre 24 de março e 31 de julho para todos os consumidores. Esse foi o período mais crítico da pandemia, quando diversos municípios e Estados adotaram medidas de isolamento social.
Relatora do processo, a diretora Elisa Bastos Silva reconheceu que as dificuldades econômicas e financeiras da população em razão da pandemia continuam, mas ponderou que a principal ferramenta das concessionárias de distribuição para evitar a inadimplência é o corte do fornecimento. A Aneel manteve também o direito das distribuidoras de cobrar taxa de religação após a regularização da situação de inadimplência. Silva disse ainda que já existem políticas públicas para atender a população mais vulnerável, como o auxílio emergencial. Ainda assim, a Aneel aceitou estender a suspensão de cortes para as 9,5 milhões de famílias de baixa renda enquadradas no programa Tarifa Social até 31 de dezembro – período de vigência do decreto de calamidade pública.
As distribuidoras deverão mandar aviso aos consumidores sobre a retomada dos cortes de fornecimento. A diretora lembrou, porém, que as empresas deverão cumprir uma nova lei aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, que proíbe o desligamento de serviços públicos nas sexta-feiras, sábados, domingos, feriados e no dia anterior ao feriado. A agência decidiu ainda que as empresas devem retomar, a partir de 1º de agosto, o atendimento telefônico humano e também o atendimento físico nas lojas presenciais, caso não haja impedimento determinado pelas autoridades locais. Nos primeiros meses da pandemia, as concessionárias puderam manter apenas atendimentos digitais, por telefone e internet.
Fonte: https://classepolitica.com.br/
Publicidade
Publicidade

Eunápolis: 99 pacientes ativos para a Covid-19

Presidente do PSDB-BA comemora eleição de prefeito do partido para Associação dos Prefeitos do Extremo-Sul

“Juntos compartilhamos vontade e determinação pela valorização da nossa gente”, destaca Wanderson Barros (vice-prefeito de Eunápolis)

“Nosso município de Itagimirim já se prepara para imunizar nossa população”, diz prefeito Luizinho após vacinas serem aprovadas pela Anvisa

Enem: Alunos relatam atenção a regras sanitárias e ar-condicionado ligado

‘Estão soprando novos ventos na política da Bahia’, diz Neto, em entrevista

Governo Municipal de Itagimirim inicia recadastramento dos servidores

Eunápolis: Cordélia visita Hospital Regional em seu primeiro ato como prefeita

Pastor usando sunga batiza fiel de biquini em piscina

Jânio Natal suspende Zona Azul e cancela aumento de ônibus, vans e balsas em Porto Seguro.

Prefeito de Itagimirim inicia oficialmente a gestão com diálogo aberto com funcionalismo público

Cordélia toma posse e ex-prefeito Paulo Ernesto participa por vídeo-chamada

Eunápolis: Polícia Militar acaba festa com mais de 150 jovens no bairro Pequi

Chegada de Paulo Dapé é momento de grande comoção para os eunapolitanos

Itagimirim : Secretaria de infra estrutura e serviços públicos tem um trabalho intenso na primeira semana.

Jânio Natal suspende Zona Azul e cancela aumento de ônibus, vans e balsas em Porto Seguro.

Ataque criminoso: Caminhão do Lixo é incendiado em Eunápolis
