Jornada Pedagógica 2018 abre trabalhos do ano letivo em Eunápolis

-------------------------------------------------------------------------------------------

Os conflitos e confrontos de visões entre os professores, nascidos em determinados períodos, e de alunos, que entraram na escola em época totalmente diferente, foram alguns dos destaques da palestra “Professores modernos, alunos pós modernos”, proferida pelo especialista em educação Jean Sidcley Alvares Teixeira, durante a abertura da Jornada Pedagógica e da III Conferência Municipal de Educação, nesta segunda (05/02) à noite, no pavilhão de eventos do Hotel Portal.

Uma segunda abordagem de interesse do setor foi enfocada pelo professor Gil Santos Batista, que evidenciou os diversos aspectos da Conferência Municipal de Educação, com os programas municipal, estadual e federal de financiamento da educação, seus caminhos e acompanhamentos pelos interessados. A Conferência prosseguirá com outras atividades no dia 8 deste mês, na Escola Municipal Antonio Batista, no bairro Juca Rosa.

Um ponto interessante das palestras foi a demonstração na prática dos conflitos de gerações, objeto do tema desenvolvido pelo professor Jean Sidcley. Com recursos audiovisuais, o palestrante demonstrou como se dão os conflitos e por que é imperativo entendê-los. Os conflitos e confrontos, segundo ele, ocorrem à luz da linha do tempo, tendo em vista que os professores são oriundos da era da modernidade (1789-1989) e os alunos nasceram a partir de 1989, a chamada pós modernidade, que tem como uma das referências a queda do muro de Berlim.

Enumerando costumes de ambos os períodos, durante a palestra Sidcley promoveu jogos e exemplos com a platéia de professores para convencer a todos a cerca da realidade, projetando luzes para que os professores interpretem melhor o momento da educação no país.

EVENTO – O tema deste ano foi “Práticas pedagógicas na contemporaneidade – leitura e esctrita: compromisso de todos”. A Jornada Pedagógica e a Conferência de Educação estão no calendário anual da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Eunápolis, traduzindo-se em atividade de grande relevância para a educação local nos dias que antecedem o  início do ano letivo.

Com o espaço tomado pelos professores e demais servidores, a Secretária de Educação, Cultura e Esporte Maureen Lacerda, destacou durante pronunciamento os desafios da administração municipal e dos demais interessados no desenvolvimento do processo educacional.

O Secretário de Planejamento e Finanças Valdiran Marques, representando o prefeito Flávio Baiôco, manifestou-se favorável à prioridade que se oferece em Eunápolis à educação, lembrando a importância de se planejar as ações para evitar solução de continuidade.

Além da presença em massa de professores e demais servidores da educação, o evento foi prestigiado pelos vereadores Carlos da Auto Escola, Dudu Oliveira e Jurandi Leite, além do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Laurêncio Batista Oliveira.

O Conselho Municipal de Educação foi representado pela professora Taís Albán; o representante da Direc foi José Hélio e a Câmara Municipal de Eunápolis foi representada pelo vereador Jurandi Leite. Também compareceram representantes da APLB/Sindicato, da CDL, do Lions, Rotary Clube e associações de moradores.

Fonte: ASCOM – PME

Comentários

Comentários