Especialista dá dicas de como cuidar das pernas e pés durante o carnaval

Compartilhe nossas matérias nas Redes Sociais

Especialista dá dicas de como cuidar das pernas e pés durante o carnaval 1

O Carnaval está prestes a começar e, para curtir a folia sem prejuízos para o corpo, alguns cuidados são necessários. Independente de como cada folião escolha aproveitar a festa, uma coisa é certa: as pernas e pés serão muito usados. Em entrevista ao Bahia Notícias, o angiologista Marcelo Liberato ressaltou que todos os cuidados obrigatórios no período influenciam diretamente no funcionamento dos membros inferiores.

 

“É muito importante que as pessoas entendam que o funcionamento do corpo é completamente interligado. O tipo de alimentação, nível de hidratação, quantidade de repouso e de horas dormidas, tudo influencia no funcionamento geral do corpo, inclusive na parte circulatória”, afirmou o profissional. “O ideal seria uma preparação física antes do carnaval, porque exige muito do corpo”.

 

Tanto andar bastante quanto ficar parado por longos períodos pode prejudicar a circulação de sangue nas pernas. Até mesmo a ingestão de álcool tem influência nesse sentido, por reduzir a sensibilidade e causar desidratação.

 

“Tentar ingerir alimentos saudáveis e mais leves, com um processo de digestão rápida, porque assim a gente vai absorver também mais facilmente esses sais minerais e nutrientes que vai usar durante as festas. É importante também se alimentar várias vezes durante o dia”, alertou Liberato. “A ingestão de água também é essencial. Quando a gente ingere álcool, há uma tendência a urinar mais porque o álcool inibe um hormônio que está ligado à eliminação da urina, então a gente tem uma tendência de desidratar”.

 

Após cada dia de festa, é essencial o repouso, de preferência com as pernas elevadas. “Devido à força da gravidade, há uma tendência de acúmulo de liquido nas partes mais baixas. Por isso, temos uma tendência de acumular líquidos do nosso corpo nas pernas e pés”, explicou. Dessa forma, elevar as pernas é uma forma de auxiliar o organismo a fazer o retorno do líquido que pode estar acumulado.

 

O especialista ainda fez um alerta para as pessoas com problemas circulatórios, como varizes. Nesses casos, o ideal é utilizar meias de compressão mesmo durante o percurso, para que o acúmulo de líquido seja reduzido.

Fonte: bahianoticias.com.br

Comentários

Comentários