Uneb Eunápolis abre vagas para curso de extensão sobre uso de cinema e imagens na sala de aula

A Universidade do Estado da Bahia, por meio do Campus XVIII (Eunápolis) abriu inscrições para o Curso de Extensão Cinema e Imagens na Educação Básica, no âmbito do Projeto “Cinemando com a História e Afins”. As inscrições estão sendo realizadas na sede do NUPE do DCHT, no bairro Stela Reis, no período de 13 de junho a 07 de julho.

O curso tem por objetivo capacitar docentes no uso das produções cinematográficas e das imagens como instrumento pedagógico e tem como público alvo discentes dos cursos de licenciatura e docentes do ensino fundamental e médio das redes pública e privada.

A formação tem carga horária de 120 horas, sendo 60 horas teóricas e 60 horas de atividades práticas, com início previsto para 15 de julho e aulas preferencialmente aos sábados.

Queremos oferecer aos docentes em formação e aqueles que já estão atuando um curso que lhes permitam perceber como o cinema e a imagem podem atuar como uma estratégia fundamental para debater temas importantes da base curricular da Educação Básica. E isto de uma maneira prazerosa, bem mais próxima ao cotidiano dos nossos estudantes”, afirmou o professor Marcos Gonçalves, coordenador dessa Extensão.

EDITAL DE SELEÇÃO – CURSO DE EXTENSÃO

O Núcleo de Pesquisa do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologia – Campus XVIII – Eunápolis da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) torna público, no âmbito do Projeto Cinemando com a História e afins, a abertura de inscrições para o Curso de Extensão Cinema e Imagens na Educação Básica, conforme abaixo discriminado:

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 O Curso de Extensão Cinema e Imagens na Educação Básica terá programação curricular desenvolvida em 2 (dois) meses, na modalidade presencial, com 120 (centro e vinte) horas, sendo 60 (sessenta) horas de formação teórica e 60 (sessenta) horas de aplicação prática de ações educativas envolvendo a temática do curso. 1.2 O Processo Seletivo para ingresso no Curso de Extensão será regido por este Edital. 1.3 O/A candidato/a que, por qualquer razão, descumprir as normas estabelecidas neste Edital será imediatamente eliminado/a do processo de seleção. 1.4 O/A candidato/a aprovado/a compromete-se a realizar a matrícula, executar as atividades propostas e realizar as atividades práticas, em conformidade com as normas estabelecidas pela Coordenação do Curso. 1.5 O/A candidato/a selecionado/a para o Curso deverá ter disponibilidade de tempo e recursos financeiros para comparecer aos encontros presenciais realizados no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologia – Campus XVIII – Eunápolis da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que ocorrerão, preferencialmente, aos sábados.

2. DO NÚMERO DE VAGAS E DISTRIBUIÇÃO

2.1. O Curso de Extensão terá 40 vagas, distribuídas da seguinte forma: CATEGORIA Nº DE VAGAS
A
Docentes da área de humanas e letras da Educação Básica da rede pública estadual, municipal e particular de ensino e coordenadores
30
B
Educadoras/es em Organizações Não Governamentais que desenvolvam atividades pedagógicas e discentes de licenciaturas do 7º e 8º semestres
10

2.2 As vagas não preenchidas nas categorias A ou B serão, havendo demanda, automaticamente incorporadas a outra Categoria.

3. DA INSCRIÇÃO

3.1. A inscrição ocorrerá no período de 13-06-2017 a 07-07-2016 das 09:00h às 11:30h, e das 14:00h as 17:00h na sala do NUPE do DCHT – Campus XVIII.
3.2. O/a candidato/a deverá atender aos requisitos mínimos exigidos para o Curso, a saber: a) Docentes da área de Humanas e Letras: Estar em efetivo desempenho de atividades de ensino na Educação Básica em instituição da rede privada e pública estadual ou municipal ou em Organização Não Governamental que desenvolva atividades pedagógicas; b) Discente: estar regularmente matriculado(a) no semestre 2017.1 c) Ter disponibilidade para dedicar-se ao Curso durante sua execução, incluindo as atividades práticas previstas no programa do Curso. 3.3 No ato de inscrição apresentar uma cópia dos documentos relacionados a seguir: a. Formulário de Inscrição devidamente preenchido e assinado; b. Comprovante de Pagamento da Inscrição, no valor de R$ 20,00 (vinte reais); c. Carta de Intenção impressa, obedecendo aos seguintes critérios: devidamente datada e assinada pelo/a candidato/a e abordando os seguintes pontos:  O motivo da escolha do Curso  A relação com a temática geral do Curso  As atividades que atua e/ou atuou  As expectativas profissionais e/ou acadêmicas com relação ao Curso d. Carteira de identidade; e. CPF; f. Docentes: comprovação de vínculo com Estado-Município ou particular (cabeçalho do contracheque) e ONG (atestado/declaração emitido pela entidade). Discentes: Comprovante de matrícula do semestre 2017.1

3.4. Na primeira etapa, o/a candidato/a deverá preencher o formulário de inscrição retirado no NUPE do DCHT – Campus XVIII, datá-lo e assiná-lo. 3.5. Na segunda etapa, o/a candidato/a deverá realizar o depósito bancário da taxa de inscrição, no valor de R$ 20,00 (vinte reais): Banco do Brasil, Ag. 3832-6 , C/C 992527-9, Nome: UNEB PÓS-GRADUAÇÃO . 3.6. Não haverá devolução da taxa de inscrição para os(as) não selecionados(as) 3.7. Na terceira etapa, o/a candidato/a deverá encaminhar a documentação, em envelope lacrado, para o NUPE do DCHT – Campus XVIII, para a Coordenação do Curso com identificação conforme discriminado a seguir: COORDENAÇÃO DO CURSO DE EXTENSÃO CINEMA E IMAGENS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, NUPE DO DCHT – CAMPUS XVIII – EUNAPOLIS NOME DO(A) CANDIDATO(A): 3.8. É de total responsabilidade do/a candidato/a o preenchimento correto do Formulário de Inscrição, da carta de intenção e o envio da documentação completa referida neste Edital. 3.9. A inscrição nesse processo seletivo implica a aceitação irrestrita das condições contidas neste Edital, não cabendo ao/a candidato/a qualquer recurso no âmbito administrativo.

4. DO PROCESSO DE SELEÇÃO 4.1. A seleção dos/as inscritos/as será realizada por uma banca formada por três membros indicados pela Coordenação do Curso. 4.2. A seleção terá por base a análise da Carta de Intenção, sendo aprovados/as os/as candidatos/as que obtiverem maior pontuação. 4.3. A carta de intenção terá valor máximo de 10 pontos, sendo avaliado conforme os aspectos explicitados abaixo:

Aspectos Descrição Pontuação Adequação do tema A produção textual deve observar as orientações expressas no item 3.3, letra c, deste Edital 4
Utilização adequada da língua portuguesa
A produção textual deve observar em sua estrutura o uso adequado da ortografia, constituição de parágrafos conforme o assunto abordado, estruturação dos períodos no interior dos parágrafos (coerência entre porções textuais, relação lógica entre as ideias propostas, emprego adequado de articulações no interior das porções textuais)
2
Clareza e consistência na exposição de ideias
A argumentação dever ser pertinente e clara 4

5. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Em caso de empate na soma total dos pontos, o desempate atenderá aos seguintes critérios: a) Candidato/a com idade igual ou superior a 60 anos completos até o último dia de inscrição nesta Seleção, conforme o art. 27, parágrafo único da Lei n°10.741/2003 – Estatuto do Idoso; b) Candidato/a com maior tempo de serviço.

6. DAS ETAPAS DE SELEÇÃO

Inscrição 13-06 a 07-07-2017 Análise da documentação, com caráter classificatório e/ou caráter eliminatório 10 a 12 -07-2017 Divulgação da lista de classificação 13-07-2017 Primeiro dia de Aula – Matricula 15-07-2017

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1 A matricula dos(as) candidatos(as) selecionados(as) ocorrerá no primeiro dia de aula. 7.2 Havendo mais de quarenta inscritos, a coordenação se esforçará em acolher os demais inscritos. 7.3 O/A candidato(a) selecionado(a) que não comparecer ao primeiro dia de aula será automaticamente substituído pelo(a) próximo(a) candidato(a) da lista de classificação. 7.4 Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão Coordenadora da Seleção do Curso, no âmbito de sua competência.

Eunápolis, 25 de maio de 2017

NUPE – Coordenação do Curso

Fonte: Por redação Rose Marie Galvão – Jornalista

Comentários

Comentários