Semana da Pátria: desfile na Zona Rural abre eventos cívicos em Eunápolis

EUNÁPOLIS  – Intensificando as festividades da Semana da Pátria, que começaram na última segunda-feira sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, a Escola Municipal Íris Lopes da Silva, situada na Roça do Povo, desfilou para moradores do local, professores e servidores públicos, dando exemplo de civismo e brasilidade já nesta quinta-feira (06/07).

A exemplo de outras unidades da zona rural, a escola atende a alunos da educação infantil e do ensino fundamental, oriundos da própria área e de acampamentos e assentamentos das vizinhanças. Situada na fronteira entre as zonas Urbana e Rural, a Escola Municipal Íris Lopes da Silva, tendo à frente os professoras Ieda Caldas Sampaio, Jessica Ferreira  e Djalma Barbosa Santos, empolgou a todos com o desfile do alunado nos acessos da escola.

Outras unidades escolares do município que estão situadas fora do perímetro urbano também se manifestaram nesta quarta-feira. Na Escola Municipal Nicolau Coelho, situada no Sapucaeira e na Escola D. Pedro II, de Gabiarra, dirigentes, pais de alunos e professores se envolveram diretamente com os eventos alusivos ao 7 de Setembro realizados no pátio da escola. Ambos os eventos tiveram apoio da ronda escolar da Polícia Militar.

PRINCIPAL – Com a logística em ação na Secretaria e nas escolas de rede municipal de ensino, está pronto o plano do desfile principal do 7 de Setembro em Eunápolis. Grupos de trabalho da prefeitura cuidam da organização do trânsito, do transporte de alunos e professores, além dos acessórios que serão agregados ao desfile.

Exibindo o conceito “o futuro se faz com a conscientização das diferenças” este ano o desfile enfoca também a atenção oferecida pelo setor educacional de Eunápolis aos alunos com necessidades especiais. A Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Maureen Lacerda, ratifica que Eunápolis vai realizar um desfile digno da importância da data para todos os cidadãos. “Estamos montando um trabalho com muita responsabilidade, para que se cumpra com brilhantismo a programação exigida pela data.

A professora Maureen destaca ainda que por força da tradição e da vontade expressa do prefeito Robério Oliveira, o desfile deverá juntar no mesmo sentimento cívico e democrático os  segmentos sociais, gestores públicos, dirigentes de instituições, professores, sindicatos e trabalhadores, todos irmanados nos ideais da data.

Desfilarão na Avenida Porto Seguro as escolas da educação infantil, ensino fundamental, EJA, as bandas marciais, a fanfarra e a amostragem do trabalho dos diversos departamentos da Secretaria de Educação, a cargo do Caeede e dos setores de Cultura e de Esporte.

Conforme a programação, às 7:30 haverá o hasteamento das bandeiras e execução do hino nacional na Praça da Bandeira. Em seguida, efetivos de unidades da Polícia Militar na região abrirão o desfile na Avenida Porto Seguro, antes do Caeede e da APAE, por volta das 8:30.

Ascom/Educação

Comentários

Comentários