Ministério do Trabalho interdita montagem da Festa do Peão de Barretos

O Ministério do Trabalho interrompeu as atividades de montagem da Festa do Peão de Barretos, no Parque do Peão, em Barretos (SP). Fiscais que atuavam no local desde o último sábado (4) encontraram problemas de segurança e irregularidade na montagem da estrutura do evento, além de trabalhadores sem registro. A tradicional festa está prevista para começar no dia 16 de agosto e terá atrações nacionais e internacionais, como Anitta e Shania Twain.

Um alojamento que abrigava 12 trabalhadores vindos do Ceará foi interditado. Segundo os fiscais do Ministério do Trabalho, foram encontradas rachaduras nas paredes e instalações elétricas improvisadas. Os trabalhadores não tinham sanitários à disposição e nem um local adequado para fazer refeições.

Foram interditados também os andaimes, sem os requisitos mínimos de segurança, como guarda-corpo, rodapé, forração completa e escadas; carpintaria e serralheria, com risco de explosão, devido à utilização de inflamáveis em área com instalações elétricas improvisadas; e as tendas de lona, montadas a 10 metros do solo sem procedimentos adequados para o trabalho em altura.

Para trabalhar na montagem de tais estruturas móveis, os profissionais deveriam seguir condições de segurança e possuírem registro na área de construção civil.

“Tais atividades só poderão ser retomadas após uma inspeção em que se verifique que as adequações que determinamos foram adotadas”, disse o auditor fiscal Magno Riga, que coordenou a ação na área.

“O empregador foi notificado e já iniciou o procedimento de regularização dos vínculos empregatícios e remanejamento dos trabalhadores alojados irregularmente”, afirmou Riga. Segundo ele, além da interdição, serão lavrados autos de Infração por descumprimento da legislação trabalhista.

Procurada pelo UOL, a organização da Festa do Peão de Barretos ainda não se posicionou. A festa acontece entre 16 e 26 de agosto com ingressos entre R$ 15 e R$ 1.850 dependendo do dia e do local dentro da arena de eventos.

Fonte: namidianews.com.br

Comentários

Comentários