Grupo de “Vendas no Face Eunápolis” se tornou mecanismo para vendas de produtos roubados no facebook, veja como se prevenir.

Compartilhe nossas matérias nas Redes Sociais

Grupo de “Vendas no Face Eunápolis” se tornou mecanismo para vendas de produtos roubados no facebook, veja como se prevenir. 1

A comercialização de produtos através da internet trouxe grandes facilidades para as pessoas. Venda de produtos usados e anúncios de serviços são os recursos mais usados em diversos grupos de Facebook.

No entanto, o espaço também tem sido usado para vendas ilegais de produtos como celulares roubados e notas falsas. Os anúncios trazem fotos e preços, e muito do contato é feito através do Facebook, por meio de um perfil falso do fornecedor. “A criminalidade chega a tal ponto de que a gente já teve notícias de que pessoas estavam vendendo até dinheiro falso”.

O perfil falso não é garantia de que o vendedor não seja identificado pela polícia. Após o bloqueio junto ao Facebook, a polícia consegue os dados do vendedor, no entanto a policia consegue obter sim o perfil desse usuário e os eventuais dados que ele tenha.

Celulares

Os grupos de venda e troca do Facebook em Eunápolis também estão recheados de anúncios de venda de celulares. Parte dos celulares é de pessoas que realmente querem vender seus celulares usados e tem como comprovar origem. No entanto, os grupos também são utilizados por criminosos para vender celulares roubados. As pessoas precisam estar atentas nestas compras, porque caso a pessoa adquirir um produto sem a comprovação de origem pode acabar cometendo um crime.

“Se caso a pessoa adquiriu de um terceiro ou ela mesmo realizou um furto ou roubo daquele objeto e coloca para vender. A pessoa que compra aquele objeto também é criminoso, também comete um crime de receptação e deve ser averiguado”,

Um meio de comprovar a origem é a nota fiscal. Por isso as autoridades aconselham guardar este documento. “Um alerta que cabe ser feito a população é que quando a pessoa compra um celular em uma loja ela tem uma nota fiscal. Guarde essa nota fiscal.

Armas

A venda de armas também são encontradas nesses grupos, especialmente em grupos fechados voltados a pessoas que apreciam caça esportiva. No entanto, a venda de armas por esses grupos é ilegal.

“A questão da arma é um pouco peculiar tendo em vista a questão do desarmamento realizada um tempo atrás pelo governo federal pra poder recolher as armas e o governo acabaria indenizando essas pessoas. A orientação que a gente passa nesses casos, se a pessoa tem uma arma em casa registrada ou não registrada, ela deve comparecer a polícia a fim de que seja emitida uma guia de trânsito – ela não traz a arma, ela deixa a arma em casa –para ser encaminhada essa arma.

COMO SE PREVENIR:

  1. EXIJA A NOTA FISCAL
  2. DESCONFIE DE VALORES MUITO ABAIXO DO PREÇO DE MERCADO (Mesmo que o celular já esteja ultrapassado).
  3. VERIFIQUE O PERFIL DO VENDEDOR (CERTIFIQUE-SE DE QUE NÃO É FAKE).
  4. SE O PROPRIETÁRIO NÃO POSSUI A NOTA FISCAL, CASO O PRODUTO SEJA DE 2ª MÃO, ATENTE-SE SE REALMENTE O PRODUTO FOI VENDIDO, E NÃO FURTADO.
  5. NUNCA VÁ SE ENCONTRAR COM O VENDEDOR EM LOCAIS DESERTOS OU COM POUCA MOVIMENTAÇÃO
  6. NUNCA PAGUE ADIANTADO
  7. ANTES DE TUDO, TESTE O PRODUTO
  8. JAMAIS COMPRE CELULARES PARCIALMENTE BLOQUEADOS

 

Colaboração

É importante destacar que a colaboração da população nesses casos. Deste modo conselho é:

Quando a pessoa verificar uma situação dessa ou for vítima de uma situação dessa compareça na delegacia, se tiver com testemunhas, e leve um print da tela [captura da tela do computador], traga alguma informação que consiga  identificar a pessoa, porque até pelo Facebook é fácil. Pelo Facebook posta ali e tem o nome da pessoa que postou. Então facilitar isso não custa, só vai facilitar e agilizar.

Fonte: focoatual.com

Comentários

Comentários