Espreguiçar pela manhã melhora a memória e traz mais 6 benefícios

Nada de sair correndo da cama sem esticar este corpo por alguns minutinhos!

A vida é corrida e o cansaço causado por tanta coisa que precisa ser cumprida no cotidiano faz com que muita gente queira dormir até o último segundo possível e pular da cama direto para um novo dia. Assim, acreditam, estarão mais descansadas para enfrentar o que virá pela frente. Só que esse sono “esticado” nem sempre é convertido em disposição, e não é raro o cansaço bater forte no meio do dia (às vezes, no meio da manhã). É que falou espreguiçar.

Esticar o corpo da cabeça aos pés por alguns minutinhos pela manhã é um investimento em seu bem-estar. “Ao acordar, precisamos avisar ao corpo que novas tarefas exigirão energia e movimentos. Espreguiçar reativa o corpo e auxilia no processo. É como o alongamento e o aquecimento antes de começar uma atividade física”, explica o ortopedista Ricardo Munir Nahas, coordenador do Centro de Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital Nove de Julho.

Com base em informações que o especialista nos contou e com dados de um estudo divulgado em julho deste ano pela Escola Sueca de Ciências dos Esportes e da Saúde, trazemos aqui sete benefícios do espreguiçar para os seus dias. Programe o despertador para tocar um pouquinho antes do horário e aproveite esse tempinho para se cuidar desde antes de sair da cama.

O espreguiçar “desperta” o cérebro (e você começa o dia mais esperta)

Quando dormimos, nosso organismo desacelera, pois não é necessária tanta energia assim para ficarmos deitadas por algumas horas. Ao espreguiçar, a circulação sanguínea é acelerada e a frequência cardíaca sobe aos poucos – o que permite que o cérebro tenha um tempo para se acostumar com a ideia de que não está mais em repouso. Consequentemente, você começa o dia mais esperta, pois não precisará “pegar no tranco” já fora da cama.

Sua memória e seu humor melhoram nos dias em que você espreguiça

Durante o espreguiçar, o cérebro libera diversos hormônios de bem-estar para o corpo. Um deles é a serotonina, que ajuda a memória a funcionar melhor e regula positivamente o humor.

Espreguiçar dá ao corpo uma sensação imediata de bem-estar…

Outro hormônio liberado enquanto você espreguiça é a endorfina. Ela é espalhada pelo corpo por meio dos músculos e dá uma sensação imediata de bem-estar.

… E diminui o risco de dores nas costas e nas juntas ao longo do dia

Espreguiçar é um alongamento feito no conforto de sua cama gostosinha e tem o mesmo efeito que o alongamento de antes e depois das atividades físicas: minimiza o risco de dores nos músculos das costas, nos joelhos, ombros e cotovelos.

Espreguiçar alivia as dores da fibromialgia

Todo alongamento é benéfico para aliviar a tensão que causa as dores crônicas da fibromialgia e das doenças reumáticas em geral. Por isso, espreguiçar é especialmente importante para as mulheres que sofram desta doença.

As articulações ficam mais lubrificadas após o espreguiçar

No estica-estica do corpo enquanto você espreguiça é produzido o líquido sinovial, que lubrifica as articulações e garante o bom funcionamento delas. Adeus dores nos pulsos e nos tornozelos!

Espreguice de manhã e jogue as dores de cabeça para bem longe

A cefaleia tensional é a dor de cabeça mais comum dos dias corridos e estressantes, e é causada principalmente pela tensão muscular. Quando você espreguiça, alonga os músculos e os distensiona, afastando a possibilidade de uma dor chata desse tipo surgir ao longo do dia.

Fonte: mdemulher.abril.com.br

Comentários

Comentários