Campanha de Multivacinação acontecerá entre os dia 11 e 22 de setembro em Eunápolis

A partir do dia 11 de setembro, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Eunápolis estará realizando nas Unidades Básicas de Saúde do município a Campanha Multivacinal que, seguindo calendário nacional, acontecerá até o dia 22 de setembro, com dia D no sábado, 16/09, quando todas as UBS’s estarão abertas das 07h30min às 17h, incluindo as zonas rurais (Colônia, Roça do Povo e Mundo Novo).

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Kelly Rebouças, o público alvo são crianças e adolescentes, menores de 15 anos e serão disponibilizadas todas as vacinas ofertadas pelo Programa Nacional de Imunização – PNI. “A nossa maior dificuldade hoje é com a adesão dos adolescentes, já que a vacinação contra HPV é realizada em 2 doses, com intervalo de 6 meses, além de vacinas como antitetânica, febre amarela, tríplice viral, hepatite b e reforço de meningite. Precisamos do auxílio e empenho dos pais para imunizar os nossos adolescentes”, disse a técnica.

De acordo com a secretária de Saúde, Stela Souza, é de fundamental importância que o público alvo compareça à UBS para verificar o cartão de vacinação. “O objetivo da campanha é melhorar a cobertura vacinal em nosso município, já que prevenção em saúde é uma das grandes preocupações do prefeito Robério Oliveira. A vacinação é feita de forma seletiva, sendo aplicada somente as vacinas na faixa etária preconizada ou em atraso, por isso a importância de levar o cartão de vacinação. Precisamos do envolvimento de toda a comunidade”, convidou a secretária de Saúde, Stela Souza.

Segue abaixo lista completa das vacinas disponíveis nas UBS’s:

CRIANÇAS MENORES DE 05 ANOS:

– Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, influenza tipo B e hepatite B);

– VIP (inativada da Poliomielite);

– VOP (oral da Poliomielite);

– Rotavírus;

– Pneumocócica;

– Meningocócica tipo C;

– Febre Amarela;

– Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);

– Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela);

– DTP (difteria, tétano e coqueluche);

– Hepatite A;

CRIANÇAS MAIORES DE 05 ANOS E ADOLESCENTES:

– Hepatite B;

– DT (difteria e tétano);

– DTP acelular (para gestantes)

– Febre Amarela;

– Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);

– Meningocócica tipo C (adolescente de 12 e 13 anos);

– HPV (Meninas de 9 a 14 anos, 11 meses e 29 dias e Meninos de 11 a 14 anos, 11 meses e 29 dias).

Fonte: ASCOM -PME

Comentários

Comentários