Alexandre Kawassaki, pneumologista do Hospital 9 de Julho, responde.

 

Quase todo mundo já ouviu essa frase, seja da mãe ou da avó, ao menos uma vez na vida: “não ande descalço no chão frio, senão, ficará doente”. Pois engana-se quem diz isso: andar descalço não faz mal à saúde, nem contribui para o desenvolvimento de doenças.

“Muita gente associa essa prática à incidência de gripes e resfriados, o que não é verdade.

 

São doenças causadas pela ação de um vírus, e não pelo choque térmico dos pés com o chão”, explica Alexandre Kawassaki, pneumologista do Hospital 9 de Julho.

 

As baixas temperaturas podem contribuir para o surgimento de doenças respiratórias, mas por outros motivos: pouca umidade do ar e tendência a ficar em locais fechados com outras pessoas, o que facilita a transmissão do vírus.

 

Há uma situação em que andar descalço pode ser um problema: nos casos de quem tem reumatismo. “Os portadores dessa condição sentem uma dor maior em contato com superfícies frias”, diz Kawassaki. “Pessoas saudáveis, no entanto, não contrairão a doença se andarem descalças, é bom que isso fique claro”, esclarece ele.

 

Outro cuidado a se tomar é não andar sem calçados se houver algum ferimento nos pés, para evitar contaminação e infecções.

Fonte: saudecuriosa.com.br

Comentários

Comentários